Governo do Amapá entrega certificado de capacitação em cursos de diversas áreas profissionais para 200 jovens de Macapá e Santana
Qualificação é uma estratégia de oportunizar e preparar os jovens para o mercado de trabalho. A cerimônia das entregas aconteceu na Secretaria de Estado da Juventude, na capital.

Para fortalecer, qualificar e construir um caminho de oportunidade para as juventudes Macapá e Santana, o Governo do Amapá capacitou 200 jovens nos cursos de operador de computador, assistente administrativo, operador de sistemas operacionais de clientes, aplicativos de escritório e periféricos, corte de cabelo e inteligência emocional em vendas. As entregas dos certificados aconteceram na sexta-feira, 10, na Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), na capital.
Uma das participantes foram as estudantes do município de Santana: Jemilly Tainara, de 17 anos, e sua irmã Jullyfer Taiara, de 15 anos. As jovens realizaram o curso de operador de sistemas de computador e comentaram sobre a relevância do aprendizado, que futuramente pode abrir portas de oportunidades no mercado de trabalho.

“Achamos ótimo, porque aprendemos de várias formas, tanto na teoria quanto na prática. Entendemos como utilizar os sistemas Excel e Word, além de treinarmos a nossa escrita. Acredito que essa qualificação vai agregar muito para nós no futuro, quando entrarmos mercado de trabalho. Fiquei bem feliz por concluir e por receber todo apoio, até porque esses cursos, na maioria das vezes, são pagos, mas aqui recebemos de graça”, destacou a irmã mais velha Jemilly Tainara.
A duração dos cursos foi de 1 a 3 meses em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Durante a cerimônia de entrega dos certificados, a titular da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), Priscila Magno, explicou como avalia o impacto da capacitação para a vida dos jovens futuramente.

“É preciso que a gente ofereça oportunidades de qualificação e hoje o Governo do Estado entrega esses certificados de cursos que ofertamos para a nossa juventude a partir de uma parceria com o Senac. Foram ofertadas 200 oportunidades para a juventude amapaense, e é a partir disso que vamos construir um futuro melhor e com mais oportunidades para os nossos jovens, gerando emprego e renda no nosso estado”, explicou Priscila.
Novo Amapá Jovem
Os cursos ofertados foram para todos os jovens de Macapá e Santana, mas a maioria dos participantes já integra o Novo Amapá Jovem, um programa do Governo do Estado que oferece políticas públicas para apoiar, capacitar e incentivar milhares de jovens de todo o estado em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, é uma poderosa ferramenta que visa garantir a formação do público estudantil no sistema educacional, que também envolve desde capacitação profissional a oportunidades no mercado de trabalho, buscando reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e, sobretudo, fortalecer o bem-estar mental da juventude contemporânea.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!