Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXTENSÃO RURAL

Governo do Amapá garante inclusão de produtores indígenas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

Documento garante acesso a benefícios e políticas públicas voltadas à agricultura familiar, fortalecendo a inclusão produtiva nas comunidades indígenas.

Por Cristiane Mareco
10/10/2025 12h01
Agricultores indígenas da Aldeia Ywawka, em Oiapoque

Agricultores indígenas da Aldeia Ywawka, em Oiapoque, foram atendidos pelo Governo do Amapá nesta sexta-feira, 9, durante uma ação de emissão da Carteira Nacional da Agricultura Familiar (CAF) executada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap). O documento garante acesso a benefícios e políticas públicas voltadas à agricultura familiar, fortalecendo a inclusão produtiva nas comunidades indígenas.

Durante a ação, foram emitidas cerca de 25 carteiras, contemplando as 15 famílias moradoras da aldeia. A CAF é um registro gratuito que identifica e qualifica agricultores familiares, empreendedores rurais e organizações produtivas, assegurando a participação em programas de fomento e crédito, como o Pronaf.

Falando sobre a importância da ação o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, destacou que a emissão do CAF representa um passo importante para fortalecer a agricultura familiar indígena no estado abrindo portas para políticas públicas.

“Nosso objetivo é garantir que os agricultores indígenas tenham acesso às mesmas oportunidades que os demais produtores. O CAF é o primeiro passo para acessar crédito, assistência técnica e programas que incentivam a produção e a geração de renda”, afirmou Kelson Vaz.

O cacique Biages Leoncio, líder da Aldeia Ywawka, ressaltou a relevância do apoio governamental. “Essa ação é muito importante para nós. Agora, com o CAF, podemos participar de projetos e buscar melhorias para nossas famílias e para a comunidade”, disse o cacique.

O técnico em extensão rural do Rurap, Salmo da Silva, explicou que o processo de emissão foi acompanhado de orientações sobre o uso e as vantagens do documento. “Durante o atendimento, esclarecemos dúvidas e mostramos como o CAF pode abrir portas para novas políticas públicas, fortalecendo a agricultura nas aldeias”, pontuou.

Sobre o CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) substitui a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e serve como instrumento de identificação e qualificação dos agricultores familiares. Com ele, os produtores podem acessar políticas públicas de crédito, assistência técnica, comercialização

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!