Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial da Saúde Mental é marcado por blitz educativa em Macapá

Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial distribuíram materiais informativos e orientaram à população sobre a importância de cuidar da mente.

Por Roberta Corrêa
10/10/2025 17h25
Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) distribuíram materiais informativos sobre os serviços de apoio à saúde mental disponíveis no estado

Uma blitz educativa marcou a manhã desta sexta-feira, 10, na Avenida Leopoldo Machado, no Bairro Jesus de Nazaré, o Dia Mundial da Saúde Mental, em Macapá. Pedestres e motoristas receberam orientações sobre a importância de cuidar da mente e valorizar a vida, em uma ação promovida pela Coordenação Estadual de Saúde Mental.

Durante a mobilização, profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) distribuíram materiais informativos sobre os serviços de apoio à saúde mental disponíveis no estado. A iniciativa reforçou a mensagem de que a saúde mental é tão essencial quanto a saúde física, destacando a importância do acolhimento, da prevenção e do cuidado contínuo.

Motoristas são orientados como cuidar da mente
Materiais informativos foram distribuídos na ação

Segundo o gerente do CAPS AD Acolher, Rômulo Pantoja, a ação buscou estimular momentos de reflexão:

“Com essa blitz, buscamos fazer com que as pessoas parem por um momento e reflitam sobre a vida e a saúde mental. É uma oportunidade para pensar em melhorar hábitos, procurar um psicólogo e cuidar de si. O objetivo é que a população possa se dedicar um instante à reflexão e ao autocuidado”, explicou.

Romulo Pantoja, gerente do CAPS AD Espaço Acolher

A atividade integra as ações do Governo do Amapá voltadas à promoção da saúde mental e ao fortalecimento da rede de atenção psicossocial, ampliando o diálogo sobre empatia, cuidado com a vida e bem-estar emocional.

Pantoja destacou ainda que a mobilização faz parte de uma estratégia mais ampla. Ao longo do mês de outubro, cada unidade dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizará a própria programação, com ações educativas e de conscientização voltadas às comunidades atendidas:

“Esse é um momento de ação macro, envolvendo representantes dos CAPS, e cada unidade realizará a programação interna ao longo do mês”, completou o gerente.

Rede de Atenção Psicossocial no Amapá
No Amapá, os CAPS atuam como instrumentos de cuidado em liberdade, promovendo acolhimento e tratamento humanizado para pessoas em sofrimento psíquico. Atualmente, estão presentes em seis municípios com mais de 15 mil habitantes: Macapá, Santana, Mazagão, Oiapoque, Laranjal do Jari e Porto Grande.

Na capital, o CAPS Gentileza, localizado no Bairro Jesus de Nazaré, funciona em regime 24 horas, oferecendo estabilização e observação a pacientes em crise. Já o CAPS AD Acolher, também no mesmo bairro, é voltado ao tratamento e recuperação de pessoas com transtornos mentais ou comportamentais decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

A atividade integra as ações do Governo do Amapá voltadas à promoção da saúde mental 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde