Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Governo do Estado fortalece a segurança pública com formação de agentes para o uso de drones em operações estratégicas

Ao todo, 60 profissionais foram capacitados nas duas turmas do Curso de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas.

Por Cristiane Nascimento
10/10/2025 15h50
Ao todo, 60 profissionais foram capacitados nas duas turmas do Curso de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas

O Governo do Amapá realizou, nesta sexta-feira, 10, a solenidade de encerramento do I e II Curso de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CPAR). O evento, ocorrido no auditório do Senac, em Macapá, celebrou a formação de 60 agentes das forças de segurança, capacitados para o uso de drones em operações estratégicas.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), sob a coordenação do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), representa um avanço na modernização das práticas da segurança pública, fortalecendo a atuação dos agentes em atividades como monitoramento, busca e salvamento, patrulhamento e inteligência policial.

“Com mais essa ação estratégica, mostramos que, de um lado, investimos em equipamentos de ponta; do outro, na qualificação das equipes, com a oferta desses treinamentos. Isso visa à redução da criminalidade no nosso estado. Nos últimos anos, temos feito grandes entregas: equipamentos, viaturas, armas, coletes, munições, tudo para fortalecer o enfrentamento da criminalidade, dentro e fora do sistema penitenciário. Como resultado dessas decisões do Governo do Estado, temos observado uma redução significativa nos índices criminais no Amapá”, destacou o secretário adjunto da Sejusp, delegado Felipe Vieira.

Secretário adjunto da Sejusp, delegado Felipe Vieira

O treinamento incluiu desde o aprendizado técnico sobre os equipamentos até a aplicação prática da tecnologia em atividades operacionais, promovendo o trabalho integrado entre as instituições.

“Somente este ano foram investidos R$ 1,2 milhão em equipamentos, especificamente drones com a melhor tecnologia disponível no mercado. O Governo do Estado não apenas adquiriu esse aparato, como também treinou os profissionais para utilizá-lo da melhor forma possível. O curso teve como foco capacitar os agentes para entenderem a importância da ferramenta e aprenderem a operá-la em diversas frentes da segurança pública. Isso representa mais segurança para os operadores e para as equipes em campo, além de potencializar os resultados das operações”, ressaltou o coordenador do Iesp, capitão Alan Coimbra.

Coordenador do Instituto de Ensino de Segurança Pública, capitão Alan Coimbra

A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e a entrega de certificados aos formandos, com representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá e das polícias Militar, Civil e Penal.

Um dos destaques da turma foi o capitão do CBM, Elizeu Silva, que está há 10 anos na corporação e conquistou o primeiro lugar na formação. Ele ressaltou a importância da capacitação para aprimorar as ações diárias da corporação:

“Dentro da turma de 60 formandos, temos 12 militares do Corpo de Bombeiros. Os drones vão nos auxiliar em ocorrências de incêndio, buscas e salvamentos terrestres em áreas de mata, buscas em meio líquido, perícias, análises estruturais de prédios e situações de risco de desabamento. É uma ferramenta que vai nos ajudar muito nesse sentido. A segurança pública está se adaptando às novas realidades e aos avanços tecnológicos. Isso exige, além de capacitação dos servidores, investimento em equipamentos como os drones”, afirmou o capitão.

Capitão do CBM, Elizeu Silva,, um dos concluintes da formação

O treinamento teve também aplicação prática em ambientes externos, simulando cenários reais e fortalecendo o trabalho conjunto entre as instituições. O capitão do CBM Jorge Luiz, um dos instrutores da capacitação, explicou o diferencial da formação:

“As duas turmas formadas hoje foram capacitadas não apenas para pilotar drones, mas para operá-los estrategicamente em situações reais. Não basta apenas saber subir uma aeronave remotamente pilotada; é preciso ter prática em operações. Trabalhamos com simulações, técnicas de segurança e uso tático do drone. Agora, esses profissionais estão prontos para atuar com eficiência nas operações de segurança pública”, finalizou o militar.

Capitão do CBM, Jorge Luiz, um dos instrutores da capacitação

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!