Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE HUMANIZADA

‘Fiz minha consulta e trouxe minha neta’, diz moradora do Açucena atendida pela ação itinerante Outubro Rosa nos habitacionais

Rosa Ribeiro, de 62 anos, foi a primeira moradora a receber atendimentos de saúde ofertados gratuitamente pelo Governo do Amapá.

Por Alexandra Flexa
06/10/2025 14h35
Rosa Ribeiro e a neta Marina Pacheco foram as primeiras a serem atendidas na ação do habitacional Açucena

A dona de casa Rosa Ribeiro, de 62 anos, acompanhada da neta Marina dos Santos Pacheco, de 10 anos, foram as primeiras moradoras a receberem os atendimentos de saúde ofertados pelo Governo do Amapá em celebração ao Outubro Rosa. A iniciativa realizada pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Habitação (Sehab), leva os serviços médicos, escuta qualificada e orientações sobre cuidados com a saúde do público feminino para os habitacionais.

Mãe e avó da neta Marina, de 10 anos, dona Rosa conta que não perdeu tempo para buscar atendimento de saúde para ela e para a neta que precisava de um encaminhamento para o oftalmologista. 

“Com os serviços de saúde do lado da minha casa eu nem acreditei, cheguei cedo aqui com a minha neta e logo fomos bem recebidas e atendidas. Aproveitei a oportunidade para me consultar e trouxe minha neta para consultar também, ela precisava ir ao clínico geral para ser encaminhada ao oftalmologista e deu tudo certo. Maravilhosa essa ação que o Governo do Estado está fazendo a gente recebe muita atenção e o serviço é excelente”, celebrou Rosa.

A ação itinerante que irá percorrer até o dia 25 de outubro cinco conjuntos habitacionais, conta com uma equipe formada por ginecologista, clínico geral, psicólogo, nutricionista e equipe de enfermagem, os profissionais garantem um serviço especializado em acolhimento e cuidado integral humanizado para quem mais precisa e para quem não dispõe de tempo durante os dias da semana. 

A ação em celebração ao Outubro Rosa é aberta o público em geral

Os atendimentos da ação são abertos ao público em geral. Edmilton Gonçalves, de 51 anos, conta que veio do habitacional Mucajá para ser atendido pela equipe de saúde.

Edmilton Gonçalves, de 51 anos, aproveitou a ação para fazer um check-up

“Tenho problema de pressão alta, precisava fazer um check-up de exames, mas não tinha tempo durante a semana, aí soube que ia ter essa ação e aproveitei para cuidar da minha saúde. A gente sabe que a prevenção é o caminho para ter uma vida saudável, então bora se cuidar”, declarou Edmilton.

A série de ações itinerantes, além de ampliar o acesso à saúde, conscientiza sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que continua sendo a principal causa de morte por câncer entre mulheres no mundo.

O coordenador de Gestão das Unidades Descentralizada da Sesa, Diego Gama, destaca que esse tipo de ação conjunta tem gerado excelentes resultados no acesso aos serviços de saúde que se desloca até o cidadão.

Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizada da Sesa

“O Governo do Estado está presente junto da comunidade em ações realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com outras instituições. Essa iniciativa conseguiu proporcionar a descentralização da rede de atendimento levando os serviços humanizados e resolutivos para a população. Conseguimos atingir o nosso objetivo que é prestar o serviço dentro das comunidades levando saúde para quem mais precisa”, afirmou o coordenador.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amapá com a saúde e o bem-estar da população feminina ao levar serviços essenciais aos locais onde vivem, promovendo acesso, acolhimento e prevenção de forma humanizada e efetiva nas comunidades. A missão continua nas próximas semanas com atendimentos programados.

Confira as próximas ações:

Sexta-feira, 10

  • Residencial Nelson dos Anjos;

Quarta-feira, 15 de outubro

  • Habitacional Vila dos Oliveiras;

Sábado, 18

  • Habitacional Macapaba;

Sábado, 25

  • Habitacional Miracema.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde
TAGS: saúde