Governo do Amapá promove encontro para fortalecer saúde mental e qualidade de vida dos servidores da segurança pública
Com o tema “Cuidar de si é também cuidar do outro. Juntos pela vida e pela esperança”, evento reuniu cerca de 200 agentes das forças de segurança.

O Governo do Amapá realizou nesta segunda-feira, 29, um encontro voltado para servidores da segurança pública, com o objetivo de estimular o cuidado com a saúde mental e fortalecer a qualidade de vida dos profissionais que atuam diariamente na proteção da população. O evento ocorreu no Palácio do Setentrião e reuniu cerca de 200 participantes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Com o tema “Cuidar de si é também cuidar do outro. Juntos pela vida e pela esperança”, a programação contou com palestras e painéis sobre espiritualidade, autoconfiança, valorização da vida e bem-estar, conduzidos por especialistas. Além disso, houve momentos de interação e troca de experiências entre os servidores, reforçando o companheirismo e a cultura de apoio mútuo entre os profissionais da segurança pública.
A iniciativa integra a agenda do Setembro Amarelo da Segurança Pública, reforçando o compromisso do Governo do Amapá em promover, não apenas instituições mais fortes e produtivas, mas também mais humanas e acolhedoras, como destacou o secretário de Segurança Pública, Cézar Vieira.
"Este evento é necessário e importante, que se preocupa com a saúde física, mental e também social dos nossos agentes. É uma forma de demonstrar que o Governo do Amapá está cuidando de quem cuida da população. Sabemos da atividade de risco e do estresse diário que o servidor enfrenta, por isso é fundamental é essencial oferecer esse suporte para motivar e fortalecer os profissionais”, afirmou o gestor.

A responsável técnica pelo Eixo Melhoria da Qualidade de Vida, da Sejusp e coordenadora do evento do evento, Major Priscilla Farias Ozela, ressaltou a importância de valorizar a vida e a esperança, especialmente em alusão ao Setembro Amarelo, que busca quebrar o tabu e o estigma em torno das doenças mentais e do suicídio, incentivando o diálogo aberto sobre o tema.

“Esse evento busca enxergar o profissional por trás da farda. A saúde mental tem se mostrado um ponto de atenção fundamental e precisamos atuar de forma mais incisiva para garantir que nossos servidores mantenham o equilíbrio emocional, mesmo diante das demandas da violência e da rotina estressante. Valorizar a vida é garantir também mais segurança para toda a sociedade”, destacou a coordenadora.
Já o capitão Bryan Fonseca, coordenador adjunto do Grupo Tático Aéreo (GTA) e participante do encontro, reforçou a importância do acolhimento e da troca de experiências para os profissionais que vivem a rotina de enfrentamento ao crime e outras situações pertinentes de violência nas ruas.
“Este é um evento de extrema importância para todos os profissionais da segurança pública. Nós estamos todos os dias nas ruas e acabamos lidando com as mazelas da sociedade. Então, o profissional precisa de um momento como esse, para conversar sobre saúde mental e poder se ajudar e ajudar os companheiros no dia a dia”, afirmou o capitão.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!