‘Não esperava que fosse tudo tão rápido’, diz mãe após cirurgia ortopédica do filho de 3 anos no HE de Macapá
Diele Maciel levou o filho, Guilherme, na emergência após o menino fraturar o fêmur. Em menos de 24h, a criança fez a cirurgia e dois dias depois já em estava se recuperando em casa.

O pequeno Guilherme Maciel, de 3 anos, chegou ao Hospital de Emergência (HE) de Macapá após sofrer um acidente doméstico que resultou na fratura do fêmur. Moradora do bairro Coração, a mãe do menino, Diele Maciel, acompanhou com apreensão cada etapa do atendimento, mas se surpreendeu com a rapidez e o acolhimento da equipe da unidade.

O acidente aconteceu em casa, na semana passada, durante a faxina. Diele estava levantando um colchão para limpar, quando ele caiu em cima do filho. "Ele tentou se segurar, mas caiu e quebrou a perninha. Foi desesperador", lembra.
Em meio à preocupação, a mãe se emocionou com a acolhida recebida no HE. "Fui muito bem recebida, muito bem recepcionada aqui no HE. O atendimento foi excelente e não esperava que fosse tudo tão rápido. Só tenho a agradecer a todos aqui, que trataram meu filho com tanto carinho e atenção. Vi que ele estava sendo bem cuidado", relata.

HE é porta de entrada de emergências
O coordenador da equipe de cirurgia ortopédica, Isnard Ferreira Júnior, que operou o menino, explicou que o caso de Guilherme é típico de atendimento de referência do Hospital de Emergência.

“Ele sofreu uma fratura de fêmur em um acidente doméstico. Chegou por volta das 11h, foi prontamente atendido, passou por exames, recebeu o diagnóstico e em menos de 24 horas já estava em sala de cirurgia. O procedimento é relativamente rápido e, após o término, ele retornou à enfermaria para recuperação pós-operatória. Em dois dias estava de volta em casa com a família”, explicou o médico.
Saúde é prioridade!
De janeiro até o dia 22 de setembro, já foram realizados 4.264 procedimentos cirúrgicos na unidade. O número expressivo é resultado dos investimentos do Governo do Amapá na estrutura do HE, em equipamentos, insumos hospitalares, segurança do servidor, profissionais especializados e pela dedicação das equipes médicas e de apoio.
“O HE é o hospital de porta de entrada para pequenos, médios e grandes traumas no estado. Nas últimas semanas, tivemos de 80 a 100 internações semanais, muitas delas por acidentes de trânsito e de trabalho, além de casos de violência. Nossa equipe atua 24 horas para dar celeridade ao atendimento e manter esse fluxo contínuo. Esse esforço coletivo garante um tempo de internação menor e maior resolutividade, permitindo que os pacientes possam retornar mais rápido para suas casas e iniciar a recuperação junto às famílias”, destacou o ortopedista.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!