Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Amapá sedia encontro científico bilateral entre Brasil e França para construir consensos em pautas estratégicas rumo à COP30

1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro reúne pesquisadores e autoridades para debater saúde, biodiversidade e cooperação transfronteiriça, com destaque à produção científica da Amazônia.

Por Winicius Tavares
29/09/2025 17h30
Encontro marca um passo importante na construção de pautas estratégicas que poderão ser apresentadas na COP30

Nesta segunda-feira, 29, em Macapá, foi realizada a abertura do 1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica, com pesquisadores do Amapá e da Guiana Francesa para debater temas estratégicos para a região amazônica. A programação, organizada pelos Governos do Estado e Federal, visa construir consensos em pautas que poderão ser apresentadas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em novembro, em Belém (PA).

O encontro coloca em evidência dois eixos centrais: a saúde nas zonas de fronteira, com ênfase na integração entre Amapá e Guiana Francesa, e a biodiversidade, abordada em seus múltiplos aspectos relacionados a florestas, rios, águas interiores e zonas costeiras. Para o governador em exercício, Teles Júnior, houve avanços na cooperação cultural, na segurança pública e no meio acadêmico, mas ainda existem entraves para facilitar o comércio de bens e serviços, assim como o trânsito de pessoas entre os dois países.

“O povo da Guiana Francesa anseia por uma integração econômica com o Amapá, e o mesmo sentimento existe entre os amapaenses em relação à Guiana. Um terço da população guianesa é formada por brasileiros, o que reforça o desejo de maior proximidade, tanto nas relações pessoais quanto no fluxo comercial entre as duas regiões”, afirmou Teles.

Governador em exercício, Teles Júnior, durante seu discurso sobre integração econômica e cooperação transfronteiriça entre Amapá e Guiana Francesa

Ciência e cooperação internacional

O conselheiro de cooperação e relações culturais da Embaixada da França, François Legué, anunciou que, no fim de outubro deste ano, será lançada uma chamada de projetos de pesquisa para equipes brasileiras e francesas, com a expectativa de que novas iniciativas contribuam para a proteção e o desenvolvimento da biodiversidade amazônica nos próximos anos.

François Legué, conselheiro de cooperação da Embaixada da França

“Esse centro foi criado pelos presidentes Macron e Lula em março de 2024 e lançado em Manaus, em setembro do mesmo ano. Agora, este seminário reúne parceiros da Guiana Francesa, cientistas e representantes do Amapá. A ideia é que, além de trabalharmos a integração fronteiriça, possamos também compartilhar pesquisa científica”, pontuou Legué.

Comunidade científica debate caminhos para integrar saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Gutemberg Silva, afirmou que são desenvolvidas ações para projetar a ciência amapaense na COP30 e destacou o Centro Franco-Brasileiro como iniciativa estratégica para valorizar ativos ambientais e enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

Gutemberg Silva, diretor-presidente da Fapeap

“Temos uma missão que já percorre uma longa trajetória: reforçar os laços com nossos vizinhos. Um deles é a França, que, mesmo com sua condição histórica e geográfica singular, integra a América do Sul pela Guiana Francesa. Já trabalhamos juntos há mais de uma década em iniciativas no campo da ciência e da educação, em fortalecimento da cooperação transfronteiriça”, enfatizou Silva.

1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica

O encontro, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeap), aconteceu no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A programação contou com palestras, mesas-redondas e apresentações de pôsteres científicos voltados à pesquisa e à conservação da Amazônia.

Pesquisadores e autoridades durante a abertura do 1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica,

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!