Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estudante com projeto sobre adubo ecológico é credenciada para exposição nacional

Fertilizante com aparas de lápis será mostrado no Ceará pela aluna da Escola Estadual Santa Maria, Laís Ferreira; evento será de 29 de maio a 1 de junho.

Por Redação
24/05/2018 12h13

Pequena Laís com professoras orientadoras na horta da Escola Santa Maria, no bairro Marabaixo II Pequena Laís com professoras orientadoras na horta da Escola Santa Maria, no bairro Marabaixo II

Apesar da pouca idade, a estudante Laís Ferreira, 9 anos, da Escola Estadual Santa Maria, localizada no bairro Marabaixo II, zona oeste de Macapá, já entende a importância de cuidar do meio ambiente. Ela teve a ideia de reaproveitar os resíduos das aparas dos lápis usados em sala de aula para produzir um adubo natural ecologicamente correto.

A iniciativa da aluna deu origem ao Projeto Adubo Ecológico, premiado na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) deste ano, em Macapá, e credenciado pela Fundação Movimento Pela Ciência e Aprendizagem do Brasil (Milset BR) para participar da Expo Nacional Milset Brasil 2018. O evento, referência na área de pesquisa científica no país, acontecerá de 29 de maio a 10 de junho na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza.

O adubo ecológico contém outros resíduos orgânicos além do lápis, a exemplo das cascas de frutas das sobras da merenda e restos de grama. Essa composição fertiliza o solo da horta da escola. O projeto sustentável envolve toda a comunidade do educandário, desde a equipe da cozinha, responsável pela separação dos resíduos orgânicos, aos estudantes que apontam lápis e armazenam as aparas.

Laís conta que a ideia surgiu nas aulas de meio ambiente e durante a coleta seletiva do lixo orgânico produzido na escola. Ela percebeu que sobrava uma grande quantidade de aparas de lápis e, então, pensou em reutilizar o material. “Comecei a testar misturando com a terra e deu muito certo. Esse adubo é especial, pois estamos cuidando do meio ambiente, mantendo a nossa escola limpa e uma horta supersaudável", disse a estudante.

As professoras orientadoras do projeto, Valda Barros e Danielle Brito, estão empolgadas com o reconhecimento na Feceap. Os participantes concorrerão a diversas credenciais nacionais, além de poder, inclusive, representarem o Brasil em outros 15 eventos internacionais. “Teremos a oportunidade de apresentar o nosso projeto junto aos melhores trabalhos do Brasil e de outros países, e isso é muito gratificante”, comemorou Danielle.

O adubo ecológico foi testado e validado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Amapá. O produto leva dois meses para ficar pronto para ser utilizado.

A Escola Santa Maria se destaca pela qualidade de ensino, sempre inovando com projetos que fomentam a cidadania, a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade educacional. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do colégio é um dos dez melhores do estado, com 5,7. Atualmente, a unidade está funcionando em prédio próprio e revitalizado, atendendo 215 estudantes do ensino fundamental I (2° ao 5° ano).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação