Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Caesa conscientiza estudantes de escola pública sobre uso racional da água

A ação faz parte do projeto Amigos da Água que vai preparar para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Por Redação
21/03/2018 12h04

Estudantes da Escola Estadual Josefa Jucileide acompanham demonstração sobre tratamento de água Estudantes da Escola Estadual Josefa Jucileide acompanham demonstração sobre tratamento de água

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) intensifica as palestras educativas nas escolas públicas, como forma de reforçar junto à comunidade escolar, a importância da preservação e uso racional da água.

“Falamos sobre a água, como um dos elementos vitais para o dia a dia, as formas de desperdício, consequências e o trabalho que a Caesa realiza para que a água tratada chegue às residências. Nosso objetivo também é fazer com que o estudante seja multiplicador dessas informações”, destaca Keuren Nascimento, palestrante e coordenadora de Trabalho Técnico e Social da Caesa.

Fechar bem a torneira, evitar banhos longos, reaproveitar a água usada na lavagem de roupas para limpar a casa e utilizar a água da chuva são algumas das dicas repassadas aos alunos durante as palestras.

"A nossa intenção é despertar esta conscientização no aluno e fazer com que ele repasse as informações para a família, para o vizinho e para o amigo. É um trabalho gradativo que parece pequeno, mas se cada um fizer a sua parte, ajudaremos a evitar consideravelmente o desperdício de água", reforçou a coordenadora.

Essas e outras informações estão sendo compartilhadas com os alunos da Escola Estadual Professora Josefa Jucileide, no bairro Nova Esperança. A ação faz parte do projeto “Amigos da Água”, desenvolvido pela Caesa, por meio da Coordenadoria do Trabalho Técnico e Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A presença da equipe da Caesa também amplia as atividades da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema "Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas", uma iniciativa dos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA). O evento é desenvolvido nas escolas pela Secretaria de Estado da Educação e precede a etapa regional que acontecerá, em maio em Macapá e, a nacional, que ocorrerá em junho, em Brasília.

“A Caesa tornou-se um parceiro e as palestras educativas nos ajudam no diálogo sobre a valorização da cidadania ambiental junto aos nossos alunos, uma vez que eles estão sendo preparados para a 5ª Conferência Josefense de Meio Ambiente, no dia 22. Será quando os estudantes terão o desafio de apresentar soluções para melhorar a gestão da nossa água”, explicou o professor Elton Barros, da Escola Estadual Professora Josefa Jucileide.

Além da palestra, a equipe da Caesa dispõe da exposição de elementos que compõem o processo de tratamento de água, desde a captação bruta nos rios até às torneiras das residências. A mini-estação de tratamento, chamou a atenção da estudante de 11 anos, Ágatha Lacerda. “Conheci o trabalho feito pela Caesa, aprendi como é tratada a água que consumimos em casa, e o mais importante, vi que ainda existem pessoas que se preocupam com o meio ambiente em que vivemos”, percebeu a adolescente.

Além da programação dedicada à semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Caesa também irá promover ações educativas sobre o uso consciente da água nos conjuntos habitacionais. A primeira atividade será no Conjunto Habitacional Macapaba, no período de 2 a 6 de abril, em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!