Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Balanço 2025: Turismo do Amapá cresce acima da média nacional e consolida o estado como hub estratégico da Região Norte

De janeiro a outubro de 2025, o Amapá registrou 130.075 passageiros e visitantes e 57.609 veículos circulando pela principal via terrestre de acesso ao estado.

Por Mikhael Santos
23/12/2025 12h05
Avanço comprova a efetividade das ações de fomento ao Turismo do Governo do Amapá

O ano de 2025 marca um período histórico para o turismo do Amapá, com resultados expressivos que confirmam a eficácia das políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado e o fortalecimento como rota estratégica de integração nacional e internacional. O crescimento no fluxo de visitantes, veículos, voos e cruzeiros evidencia a consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

De janeiro a outubro de 2025, o Amapá registrou 130.075 passageiros e visitantes e 57.609 veículos circulando pela principal via terrestre de acesso ao estado. No mesmo período de 2024, os números eram de 94.409 passageiros/visitantes e 43.730 veículos, demonstrando um aumento expressivo. Esse avanço comprova a efetividade das ações de fomento ao Turismo de Fronteira e de Negócios, previstas no Plano Estadual de Turismo e no Plano Brasis – Recorte Amapá, além do fortalecimento das relações bilaterais com a Guiana Francesa.

Syntia Lamarão, secretária de Turismo

“Encerramos 2025 com a certeza de que o turismo do Amapá vive um novo momento. Os resultados que alcançamos são fruto de planejamento, diálogo e de políticas públicas consistentes, alinhadas ao Plano Estadual de Turismo e às diretrizes nacionais. O crescimento no fluxo de visitantes, seja por via terrestre, fluvial, aérea ou marítima, mostra que o Amapá está cada vez mais conectado ao Brasil e ao mundo”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), no ano de 2025, o estado recebeu 44.658 turistas internacionais, refletindo diretamente o impacto positivo das políticas públicas do Governo do Amapá. Com base na última atualização, o estado ocupa a 12ª posição nacional e a 2ª posição na Região Norte, atrás apenas de Roraima de estados que mais receberam visitantes estrangeiros.

No setor aéreo, 2025 também foi marcado por avanços estruturantes. O Governo do Amapá assinou o ato declaratório que concede à GOL Linhas Aéreas a redução da carga tributária do ICMS sobre o abastecimento com querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV), reduzindo a alíquota de 18% para 3%, medida que entrou em vigor em julho do ano passado. A iniciativa, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), tem como contrapartida a ampliação da malha aérea e o aumento da oferta de voos para o estado.

O crescimento no fluxo de visitantes, veículos, voos e cruzeiros evidencia a consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento

Como resultado direto dessa política, a partir de dezembro, a companhia aérea passará a operar voos diários entre Macapá (AP) e o Rio de Janeiro (RJ), com breve escala em Belém (PA). A nova ligação, que parte do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – RIOgaleão (GIG) com destino ao Aeroporto Internacional de Macapá (MCP), chega em um momento estratégico, acompanhando o crescimento da demanda por viagens de negócios e turismo entre as regiões e fortalecendo a conectividade do Amapá com os principais centros do país.

O turismo marítimo também ganhou destaque em 2025. Pela terceira vez no ano, o cruzeiro internacional Seabourn Adventure atracou em solo amapaense, trazendo mais de 650 turistas internacionais, que tiveram a oportunidade de conhecer as belezas naturais, a cultura e a hospitalidade do estado. A recorrência da escala do cruzeiro reforça o Amapá no roteiro do turismo internacional de alto padrão.

Cruzeiro internacional Seabourn Adventure atracou em solo amapaense pela terceira vez

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo