Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Professor orienta projetos científicos que são destaques em feiras internacionais

Há mais de 20 anos, Aldeni Melo estimula a iniciação científica entre estudantes da rede pública.

Por Redação
15/10/2017 08h00

Professor Melo orienta mais de 40 estudantes da rede pública em projetos de pesquisas científicas.Professor Melo orienta mais de 40 estudantes da rede pública em projetos de pesquisas científicas.

Ensinar a ler e a escrever não basta para o professor da rede estadual Aldeni Melo. Para ele, a educação vai muito além. Aos 40 anos de vida, mais da metade deles dedicados à educação, ele estimula os estudantes da rede pública a desenvolvem projetos científicos inovadores em diversas áreas do conhecimento por meio da pesquisa. Ele orienta projetos criativos que foram destaque na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), em Macapá, e também selecionados em feiras internacionais no México, Equador, Peru e Argentina.

Oliveira é biólogo e atua na Escola Estadual Irmã Santina Rioli, bairro do Trem, e na Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, nas Pedrinhas, ambas na capital. Ele também é o tutor responsável por dez acadêmicos bolsistas do curso de Ciências Naturais, na Universidade Estadual do Amapá (Ueap). Em outubro deste ano, Melo fará a sua primeira participação em uma feira internacional: a Mostratec, na cidade de Novo Hamburgo (RS).

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato. O projeto da escola Irmã Santina Rioli está entre os dez projetos selecionados a participarem do evento com todas as despesas pagas. O estudante Caio Vinícius Lima de Souza, do primeiro ano do Ensino Médio, apresentará um projeto de pesquisa que propõe medidas alternativas de geração de água e luz no Distrito do Sucuriju, no município de Amapá.

“É uma grande honra representar o Amapá e a minha escola. O Professor Aldeni Melo é excelente, não mede esforços para nos ajudar, sempre disposto e preparado; através dele, eu pude iniciar minha alfabetização científica, também pude viajar, e o mais importante: pude enriquecer meu intelecto através de suas orientações”, agradeceu o jovem pesquisador.

Alfabetização científica

Na Escola Irmã Santina Rioli, Melo atua no laboratório científico com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Com o sonho de educar por meio da pesquisa, o professor conseguiu montar grupos interessados no conhecimento científico. O aluno leva a proposta até o professor, e o mesmo traça um planejamento baseado no objetivo e expectativa do estudante. Toda essa dedicação já rendeu resultados surpreendentes, como a classificação em diversas feiras pelo Brasil afora. Mas Melo não se vangloria pelas conquistas e dedica todo o sucesso aos seus alunos.

“A classificação nas feiras é apenas um retorno e reconhecimento do trabalho feito pelos estudantes. A minha proposta é alfabetizar cientificamente os alunos na educação básica, estimulando a criatividade e autonomia deles para um grande futuro”, disse.

Dedicação

Atualmente, o professor orienta projetos científicos em sete áreas do conhecimento, entre elas as áreas biológicas, agrárias, de engenharia e humanas. Ao todo, são 41 estudantes envolvidos em projetos de pesquisas científicas. Eles já conseguiram alcançar 35 bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Júnior, onde participaram de feiras em Macapá, Pará, São Paulo e Recife. “O meu papel enquanto orientador é direcionar os alunos a lapidar suas ideias para que eles alcancem o melhor resultado”, disse orgulhoso o professor.

Ser professor

O professor Melo conta que soube que seria professor ainda criança, na oitava série do Ensino Fundamental. De lá para cá, foram muitas formações, trabalhos e conquistas alcançadas, graças ao amor por sua profissão. “Os meus olhos brilham na educação. O meu sonho é poder trabalhar em uma educação de qualidade onde envolva o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Temos muito a aprender com o aluno, ele é o principal autor da aula”, finalizou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: