Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2026

Com apoio do Governo do Amapá, Santana lança a Central do Carnaval 2026 com foco no fortalecimento da economia criativa

Estrutura unifica venda de abadás e apoio logístico para 10 blocos; expectativa é que a festa gere empregos temporários e atraia recorde de público entre 14 e 17 de fevereiro.

Por Weverton Façanha
23/01/2026 09h29
A Central do Carnaval funcionará como ponto logístico principal da folia, que terá seu ápice entre os dias 14 e 17 de fevereiro

O clima de festa já toma conta das ruas de Santana. Na quinta-feira, 22, a Prefeitura de Santana e a Liga dos Blocos, com o apoio do Governo do Amapá, lançaram oficialmente a Central do Carnaval 2026. Mais do que um ponto logístico, o espaço surge como o epicentro de uma estratégia que une articulação política e fortalecimento da economia criativa para consolidar o município como referência no calendário festivo do estado.

Secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, representou o Governo do Amapá

"O lançamento da Central em Santana materializa o que defendemos como política de Estado: o Carnaval não é apenas uma festa, é um dos pilares da nossa economia criativa. Investir na cultura é garantir o retorno imediato no setor de serviços, gerando renda e consolidando o município como um destino turístico para o carnaval com estilo de micareta", destacou a secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli.

A estrutura, estrategicamente montada na Avenida Santana (entre as ruas Salvador Diniz e Ubaldo Figueira), é fruto de uma coalizão institucional. O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria com o Governo do Estado e conta com o suporte político viabilizado pelo senador Randolfe Rodrigues.

Senador Randolfe Radrigues destacou a importância da cultura carnavalesca em Santana

"Nosso mandato também prioriza a cultura porque entendemos que cada real investido aqui se multiplica no comércio, na rede hoteleira e na mão de obra local. Ao destinarmos atenção para este evento, estamos fortalecendo a economia real de Santana”, enfatizou o senador Randolfe.

A Central do Carnaval funcionará como o "coração" logístico da folia, que terá seu ápice entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2026. Nesse período, dez blocos passarão pela Avenida Santana. A expectativa da organização é que, durante os quatro dias de festa, mais de 60 mil brincantes participem do evento.

No centro, a prefeita de Santana em exercício, Isabel Nogueira, junto com representantes do Uau

"Graças à união de esforços entre a Prefeitura e o Governo do Amapá, o município reafirma seu protagonismo no carnaval amapaense. Nossa gestão entende que investir neste evento é, acima de tudo, investir na economia”, declarou a prefeita em exercício de Santana, Isabel Nogueira.

O lançamento da Central evidencia o papel do Carnaval como uma indústria de economia criativa. Ao centralizar a comercialização e a retirada de vale-abadás, as entidades profissionalizam a cadeia produtiva que envolve desde designers e costureiras até produtores de eventos e o setor de serviços.

Coordenador do Bloco Uau, Ronaldo Matos

“A Central do Carnaval é a materialização do início das festas. Não se trata apenas de quatro dias de folia, mas de um ano inteiro de planejamento e trabalho. Esperamos colocar 4,5 mil brincantes na avenida nos dois dias em que o Bloco Uau desfilar”, disse o coordenador do bloco, Ronaldo Matos, que participa da festa há 13 anos.

A expectativa é que o fluxo de turistas e a movimentação financeira nos estandes individuais dos blocos injetem recursos imediatos no comércio local, gerando empregos temporários e renda para centenas de famílias santanenses.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!