Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

'Abri mão de lazer, de momentos com a família para estudar', diz nova servidora da educação do Amapá ao conquistar vaga na rede estadual de ensino

Eliane da Silva Batista, de 37 anos, é pedagoga e toma posse como servidora efetiva da educação estadual. Ela será lotada na Escola Estadual Carmelita do Carmo, no bairro Buritizal, em Macapá.

Por Breno Pantoja
19/01/2026 15h13
Eliane da Silva Batista é uma das novas servidoras da Educação e vai atuar como pedagoga na Escola Estadual Carmelita do Carmo, em Macapá

A realização de um sonho construído com disciplina e persistência marcou a trajetória de Eliane da Silva Batista, de 37 anos, uma das novas servidoras que passam a integrar a rede estadual de ensino do Amapá. Natural de Oiapoque e formada em pedagogia, ela está entre os 398 profissionais da 4ª turma do concurso público da educação promovido pelo Governo do Estado.

“Nos concursos eu vi uma possibilidade real de mudar de vida. Desde que o edital foi lançado, eu me dediquei intensamente. Abri mão de lazer, de momentos com a família e de relacionamentos para estudar. Tinha um professor que sempre dizia que 'só o papiro salva', e realmente foi o estudo que salvou a minha vida”, relatou a nova servidora da Educação. 

A pedagoga conta que conciliava a rotina de estudos com outras atividades, aproveitando madrugadas para ler, assistir videoaulas e resolver questões. O esforço foi recompensado quando viu o nome publicado no Diário Oficial.

“Foi um momento de muita satisfação e orgulho de mim mesma. Muitas vezes as pessoas não acreditam, mas eu acreditei no meu potencial. Quando vi meu nome como aprovada, foi uma alegria imensa”, afirmou ela.

Lotada na Escola Estadual Carmelita do Carmo, no bairro Buritizal, Eliane destaca que a proximidade com a comunidade escolar fortalece sua expectativa de contribuir com práticas inovadoras. 

“É uma escola próxima da minha casa, eu já conheço um pouco da realidade. Quero levar metodologias mais ativas, inovação e contribuir para que a educação seja realmente transformadora na vida daqueles alunos”, explicou Eliane.

Eliane assinando o termo de posse

Segundo ela, a educação tem um papel decisivo na construção de novas possibilidades. 

“A educação abre a mente, amplia horizontes e nos permite romper ciclos. A gente pode ser muito além do que imagina quando tem acesso ao conhecimento. Educar é essencial porque nos leva a lugares inimagináveis”, destacou a pedagoga.

Ao todo, a 4ª turma do concurso da educação é composta por 398 profissionais, sendo 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores, que irão atuar em oito municípios do estado: Amapá, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Tartarugalzinho, atendendo áreas urbanas e rurais.

Após a cerimônia de nomeação em dezembro e posse, realizada entre os dias 12 a 16 de janeiro, os novos servidores iniciaram nesta segunda-feira, 19, o processo de formação continuada, etapa obrigatória antes do exercício pleno das atividades nas unidades escolares. Com esta convocação, o Estado alcança 1.948 novos servidores efetivos na educação, consolidando o maior chamamento da área em mais de dez anos.

O curso de formação ocorre em parceria com a Escola de Saberes Públicos (Esap) e prepara os profissionais para a atuação pedagógica, administrativa e institucional na rede estadual de ensino.

Ao todo, a 4ª turma do concurso da educação é composta por 398 profissionais, sendo 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores, que irão atuar em oito municípios do estado

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação