Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPROMISSO CUMPRIDO

'Confiei na gestão e esperei minha vez', diz pedagoga empossada pelo Governo do Amapá na 4ª turma do concurso da Educação

Emanuelle Yasmim Cabral, de 24 anos, vai atuar na Escola Estadual Irineu da Gama Paes, em Macapá. Ela está entre os 398 novos servidores públicos que reforçarão o ano letivo de 2026.

Por Marcio Bezerra
18/01/2026 09h00
A pedagoga Emanuelle Yasmim Cabral tomou posse no cargo efetivo da Educação na última quinta-feira, 15

O sonho de 398 novos nomeados da 4ª turma do concurso da Educação se concretizou com o ato de posse e lotação promovido pelo Governo do Amapá, realizado entre os dias 12 e 16 de janeiro. Foram empossados 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores. A etapa de lotação foi realizada na Secretaria de Estado da Educação (Seed), no Superfácil Educação, em Macapá.

Os profissionais receberam o termo de posse na Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a carta de lotação, e vão reforçar o ano letivo de 2026 em oito municípios do estado, tanto em áreas urbanas quanto rurais: Amapá, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Tartarugalzinho.

“Distribuímos servidores para fortalecer principalmente as regiões com maior demanda. Após a apresentação nas unidades escolares, eles participarão de formações pedagógicas para alinhamento com as diretrizes da rede estadual”, enfatizou Janaira Silva, chefe da Unidade de Controle de Movimentação e Lotação (Ucolom) da Seed.

Janaira Silva, chefe da Ucolom/Seed

A pedagoga Emanuelle Yasmim Cabral, de 24 anos, agradeceu o compromisso cumprido pelo governador Clécio Luís com o chamamento do cadastro reserva e compartilhou como conquistou a vaga no certame. A convocação ocorreu no fim de 2025.

Esse foi o primeiro concurso da vida da pedagoga e coincidiu com um período intenso de sua graduação, estágios e trabalho remunerado. Ainda assim, com o apoio da família e de amigos, Emanuelle conciliou todas as responsabilidades e garantiu aprovação no cadastro reserva.

“Sempre me apaixonei pela escola e pela educação. Me dediquei muito para ser uma boa aluna e, quando saiu o edital do concurso, em 2022, decidi que era o momento de tentar. Quando vi meu nome no cadastro reserva, confiei. Durante o mandato, o governador Clécio cumpriu a palavra e chamou várias turmas. Eu segui trabalhando, com calma e fé de que minha vez chegaria. E chegou!”, relembra emocionada.

Emanuelle vai atuar na Escola Estadual Irineu da Gama Paes, no Bairro Congós, em Macapá

Mãe de um bebê de nove meses, ela iniciou sua trajetória acadêmica aos 17 anos, ao ingressar no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Desde cedo, desenvolveu uma forte ligação com a educação básica e com o ambiente escolar.

Emanuelle foi lotada na Escola Estadual Irineu da Gama Paes, no Bairro Congós, em Macapá, local onde cresceu e construiu seus vínculos pessoais.

“Vou atuar perto da minha casa, no bairro onde cresci. Poder contribuir com a formação de jovens do ensino fundamental e médio é muito significativo para mim”, disse a nova servidora pública do quadro efetivo da educação do Amapá.

Os educadores já iniciam suas atividades no serviço público estadual com salários acima da média nacional. Professores e pedagogos recebem R$ 6.600,98, e cuidadores, R$ 3.358,72.

Com a quarta chamada, o quadro estadual foi reforçado com 1.948 novos servidores efetivos na Educação. A ação consolida o compromisso da gestão e integra o Plano de Governo, que prioriza a valorização e o fortalecimento do quadro da rede estadual de ensino.

Ao todo, 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores foram empossados para reforçar o ano letivo de 2026 em oito municípios do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação