Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREÇÃO DEFENSIVA, OSTENSIVA E EVASIVA

Simulação de emboscada encerra treinamento com manobras de elite em viaturas da Segurança Pública do Amapá

Com foco no realismo operacional e na inovação metodológica, 30 agentes do 1º Batalhão da Polícia Militar foram capacitados para agir com precisão em situações de alto risco.

Por Iago Fonseca
17/01/2026 11h07
A iniciativa faz parte do programa Amapá Mais Seguro

O Governo do Amapá concluiu, nesta sexta-feira, 16, um dos treinamentos mais intensos realizados para o policiamento de área em Macapá. O curso de Direção Defensiva, Ostensiva e Evasiva da Segurança Pública, no Parque de Exposições da Fazendinha, atingiu o ápice com exercícios de simulação de confronto armado e emboscadas urbanas.

A iniciativa inédita realizada desde a segunda-feira, 12, faz parte do programa Amapá Mais Seguro, lançado pelo governador Clécio Luís em 2025, que investe na qualificação contínua para garantir que o policial tenha o domínio total das novas viaturas de grande porte entregues recentemente à corporação.

Na segunda-feira, 19, acontece a formatura dos policiais, com a entrega de brevês e certificados no auditório do Sebrae, às 8h. O reconhecimento, com a presença de familiares, permite que os policiais estejam mais capacitados tanto para o combate militar quanto para a vida privada, com mais técnica, olhar humano e preparação aos desafios da segurança urbana.

Na segunda-feira, 19, acontece a formatura dos policiais, com a entrega de brevês e certificados

Amapá Mais Seguro: agentes da Segurança Pública integram treinamento intenso sobre direção segura e resposta rápida em viaturas

Para o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel João Paulo, o sucesso do treinamento é fruto da união de esforços e da motivação dos policiais. Ele destaca que a parceria com unidades especializadas é um diferencial para elevar o padrão da segurança na capital.

“O que observamos aqui é uma tropa extremamente motivada e empenhada em dar o melhor de si para adquirir a habilidade necessária no serviço de rua. Essa ponte entre o 1º Batalhão e o Batalhão de Operações Especiais, realizada através da vinda de instrutores da Rotam, é fundamental. É a união de forças dentro da Polícia Militar para entregar uma segurança cada vez mais qualificada e técnica ao cidadão amapaense”, afirmou o comandante João Paulo.

Comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel João Paulo

A transição para a prática com as novas viaturas entregues pelo Governo do Estado exigiu uma mudança na percepção técnica dos agentes. Diferente da condução de veículos comuns, operar viaturas policiais de grande porte requer uma noção de espaço ampliada e precisão absoluta em manobras rápidas.

O treinamento reforçou que o condutor carrega a responsabilidade direta pelas vidas de toda a equipe e pelo retorno seguro das famílias de cada policial após o turno de trabalho. O conceito central é a máxima de que o erro deve acontecer no ambiente controlado para ser evitado no combate real.

O treinamento forçou os policiais a tomarem decisões em frações de segundos

Utilizando munições de paintball para simular o estresse e a dor de um confronto, o treinamento forçou os policiais a tomarem decisões em frações de segundos. O subcomandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Ademar Leite, reforça que o realismo operacional prepara o agente para as piores situações.

“Buscamos o cenário mais próximo possível da realidade. O policial foi surpreendido por grupos armados durante abordagens, precisando utilizar a viatura como abrigo e realizar manobras evasivas sob fogo. É uma doutrina de sobrevivência: aqui ele identifica onde falhou e aprende a preservar vidas”, explicou o subcomandante.

Tenente-coronel Ademar Leite

Inovação metodológica

Além da técnica ao volante, o curso introduziu uma inovação metodológica: a “Avaliação entre Pares”. Nesse sistema, os próprios alunos avaliam o desempenho uns dos outros em critérios como iniciativa e espírito de corpo. O objetivo é pedagógico, permitindo que o militar receba um retorno honesto de quem estava ao seu lado no momento da crise.

Para quem está na ponta da linha, o treinamento transformou a percepção de perigo. O soldado Tony Souza sentiu na pele o peso da simulação.

"Fui atingido várias vezes na perna e percebi que o carro nem sempre é a melhor proteção. Essa experiência é extraordinária porque nos prepara para o risco iminente que enfrentamos no dia a dia. Tudo é muito e uma decisão custa a minha vida ou a de um colega", relatou o policial, destacando que o objetivo final de toda a técnica é garantir que a missão seja cumprida sem baixas.

Soldado Tony Souza

Amapá Mais Seguro

O programa Amapá Mais Seguro foca na gestão integrada e tecnologia para reduzir a criminalidade e combater o crime organizado. A iniciativa integra as forças de segurança para otimizar o policiamento e estabelecer a paz social no estado.

Além da operação, o projeto prioriza a valorização do servidor e a modernização de equipamentos e viaturas. O foco inclui investimentos em infraestrutura, novos concursos e capacitação, visando uma segurança pública mais eficiente e próxima da sociedade.

Além da técnica ao volante, o curso introduziu uma inovação metodológica: a “Avaliação entre Pares”

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!