'Vim de Macapá só para prestigiar a participação do nosso estado; o Amapá é só orgulho para nós', declara amapaense na COP30
Pedro Arthur Fernandes, de 22 anos, afirmou que viajou a Belém (PA) apenas para prestigiar a participação do Amapá no evento internacional.
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém–PA, representantes do Amapá destacaram a importância da presença do estado no maior evento global sobre meio ambiente. O amapaense Pedro Arthur Fernandes, de 22 anos, expressou a alegria de participar de um momento histórico, em que o Amapá celebra avanços e a representatividade do seu povo.
“Vim de Macapá só para prestigiar a participação do nosso estado. Hoje, o Amapá é só orgulho para nós. É um momento de forte emoção para amapaenses, nortistas e todos que fazem parte da Amazônia”, afirmou.
Segundo Pedro, a Conferência é uma oportunidade para o mundo conhecer de perto a Amazônia, seus povos, rios, florestas e biomas. Ele também destacou o papel do Amapá como exemplo em sustentabilidade e inovação, ressaltando o espaço de trocas na Zona Verde, onde instituições e governos compartilham ideias e experiências.
“A questão climática é uma das mais importantes dos nossos dias, e está ligada a questões econômicas, sociais, políticas e ambientais. Vemos o quanto isso nos afeta diariamente, em nossas cidades, no país e no mundo. Por isso, é fundamental a participação da sociedade civil neste espaço que a COP30 possibilita. Esperamos que esta seja uma COP de implementação, onde nossas iniciativas sejam ouvidas pelo mundo. Chegou a nossa hora de mostrar tudo o que temos para contribuir com o futuro do planeta”, declarou o jovem, com sentimento de alegria e representatividade.
Pedro faz parte da juventude que enaltece a presença do Amapá na COP30, afirmando com orgulho que o estado se destaca de forma brilhante na conferência. Ele ressaltou o protagonismo e a participação popular amapaense, destacando o esforço coletivo em mostrar ao mundo o potencial sustentável e a força da região na defesa da Amazônia e nas discussões globais sobre o clima.
A COP da Amazônia
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) iniciou em 10 de novembro e segue até 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 deve reunir lideranças mundiais, cientistas, representantes de governos, empresas, organizações e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. A presença robusta do Amapá simboliza o fortalecimento da região no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.
Com cerca de 73,5% do seu território sob proteção ambiental — incluindo unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas —, o Governo do Estado pretende mostrar que é possível unir conservação ambiental, inovação e desenvolvimento social.
A iniciativa é resultado do esforço conjunto de órgãos estaduais, como as fundações de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), e as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Povos Indígenas (Sepi), Juventude (Sejuv), Educação (Seed), Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), e a Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), que atuam de forma integrada na elaboração e apresentação de projetos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!