Governo do Amapá realiza ação de assistência técnica na foz do rio Macacoari para fortalecer produção agroextrativista
A iniciativa faz parte do trabalho permanente do órgão em acompanhar, orientar e garantir que agricultores familiares tenham condições técnicas e estruturais para desenvolver suas atividades.
Nesta quinta-feira, 6, uma equipe de extensionistas rurais do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), órgão vinculado ao Governo do Estado, realizou uma ação de campo na região da foz do rio Macacoari, área localizada no encontro das águas com o rio Amazonas.
A iniciativa faz parte do trabalho permanente do órgão em acompanhar, orientar e garantir que agricultores familiares tenham condições técnicas e estruturais para desenvolver suas atividades com mais eficiência e sustentabilidade.
Desta vez, o atendimento foi voltado ao produtor Geovan Corrêa, beneficiário de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural e agroextrativista no estado. Recentemente, Geovan recebeu um Kit Agroextrativista composto por casco de alumínio, motor de popa 15hp e tanque de combustível, um investimento que tem permitido ampliar o transporte e o escoamento da produção de açaí e outras culturas extrativistas.
Além disso, o produtor acessou o crédito do programa Pronaf Floresta via Banco da Amazônia, com projeto elaborado pelos extensionistas do Rurap. O financiamento apoia o manejo sustentável da floresta, com foco no aumento da produtividade do açaí nativo, sem degradar o ambiente.
“Com o kit e o crédito, eu consigo trabalhar melhor, transportar minha produção e cuidar do meu açaí do jeito certo. Esse acompanhamento é importante porque dá segurança pra gente seguir e crescer. É uma ajuda que chega na hora certa e muda a vida da família”, destacou o agricultor Geovan Corrêa.
A visita da equipe técnica teve como objetivo acompanhar as práticas de manejo já realizadas na propriedade e certificar que o agricultor cumpriu as etapas previstas no projeto financiado, garantindo assim a liberação da próxima parcela do crédito.
Valorização do produtor rural
Para o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, o acompanhamento demonstra o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar.
“Cada deslocamento, cada visita técnica representa um passo importante na valorização das famílias que produzem no interior. Nosso papel é garantir assistência de qualidade, acesso a crédito, equipamentos e orientações para que o agricultor tenha autonomia, renda e dignidade. O desenvolvimento do Amapá passa pela inclusão produtiva de quem vive e trabalha na floresta”, pontuou o diretor-presidente.
Extensão rural: conhecimento que transforma
O técnico de Extensão Rural, Aldemir Santos explicou a importância desse acompanhamento direto junto às famílias atendidas. “Essa é uma atividade de rotina do Rurap. A gente vem até a propriedade, orienta, acompanha e certifica que o produtor está executando o manejo conforme o projeto. Isso garante que ele receba as próximas parcelas e consiga concluir todo o trabalho com segurança e eficiência.”
Aldemir reforçou ainda o papel educativo da extensão rural. “O extensionista é como um professor informal. Nós levamos conhecimento técnico para o produtor e aprendemos com o conhecimento tradicional dele. É dessa troca que nasce um novo saber, que melhora a produção, a renda e a qualidade de vida no campo.”
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!