ATER Mecanizo: governador Clécio Luís lança programa para modernizar e fortalecer a agricultura familiar no Amapá
Iniciativa amplia a capacidade produtiva e a geração de emprego e renda no campo, aumentando a produção de alimentos e assegurando assistência técnica.
Investindo no campo e apoiando o produtor rural e as cadeias produtivas, o governador do Amapá, Clécio Luís, lançou nesta quarta-feira, 5, no distrito de São Joaquim do Pacuí, em Macapá, o programa de Assistência Técnica e Extensão Rural chamado ATER Mecanizo, com entrega de maquinários para modernização da agricultura familiar amapaense.
Coordenado pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), o programa iniciou com a entrega de kits de mandiocultura, 16 tratores com implementos e carretas agrícolas, por meio de investimentos de R$ 2 milhões do Tesouro Estadual, e emendas parlamentares do senador Davi Alcolumbre e ex-deputado federal Camilo Capiberibe, e articulação do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
“Lançamos aqui no Pacuí um grande programa de mecanização rural para a agricultura familiar. Além da mecanização, nós estamos ofertando junto a extensão rural através de nossos técnicos, oferecendo crédito e também a modernização da gestão das associações dos agricultores. É um trabalho em conjunto que ajuda a levar desenvolvimento para o Amapá inteiro. Mil hectares de terra mecanizada, com assistência, crédito e gestão”, afirmou Clécio Luís.
O lançamento foi marcado com a entrega de maquinário ao lado do Centro Comunitário da Comunidade do Salamito, com a participação do ministro Waldez Góes, de produtores da região do Pacuí e dos municípios de Itaubal e Cutias, além de vereadores de Macapá e Itaubal.
O ATER Mecanizo é complementado com linhas de crédito rural ofertadas por meio da Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Brasil.
“Esse programa não é só mecanização, vem com assistência técnica, com extensionista do Rurap orientando a produção, e vem com o crédito, trazendo política e recurso para desenvolver o setor primário, para desenvolver o nosso Amapá. É uma política completa, feita a pedido do governador Clécio, e o resultado que vamos colher vai melhorar em muito a nossa produção rural e a participação do setor primário na economia”, destacou o diretor executivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Camilo Capiberibe.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do Amapá potencializando a agricultura, o Governo busca mecanizar o trabalho em mil hectares em todo o estado, ampliando a capacidade produtiva das propriedades rurais, promovendo a geração de emprego e renda no campo, e aumentando a produção de alimentos para abastecimento do mercado local, assegurando assistência técnica e acesso a políticas de crédito e apoio produtivo.
O maquinário entregue nesta quarta-feira faz parte de um trabalho ampliado realizado pela gestão do governador Clécio Luís. Em dois anos e 10 meses, o Governo entregou na região do Pacuí as pavimentações das rodovias estaduais AP-70 e AP-110, anunciou a pavimentação do Ramal do Moacir, a manutenção de mais de 40 quilômetros de ramais. Além disso, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) adquiriu 20 toneladas de alimentos produzidos no Pacuí ao longo deste ano e fortalece a região com o programa Amapá Mais Produtivo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!