Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DA MULHER

Vozes Ativas: Governo do Amapá promove ações de saúde e direitos para mulheres em Laranjal do Jari

Evento reuniu atendimentos, palestras e rodas de conversa para fortalecer a autonomia e o bem-estar das mulheres do município.

Por Lucas Mota
05/11/2025 15h50
Serviços de massoterapia também oferecido no evento

O Governo do Amapá realizou ema 3 de novembro o evento “Vozes Ativas: Cuidar e Transformar”, no Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A ação ofereceu uma série de serviços e atividades voltadas à promoção da saúde, segurança e direitos das mulheres, reunindo atendimentos de diversas áreas e palestras educativas.

Durante o evento, foram disponibilizados atendimentos de enfermagem, psicologia, fisioterapia, jurídico e médico, além de testes rápidos e imunizações. O público também pôde participar de palestras e rodas de conversa sobre temas fundamentais como a saúde mental, a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, e o fortalecimento da autonomia feminina.

A gerente geral do Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Laranjal do Jari (Cram), Marília Moura, destacou a importância da iniciativa como uma forma de aproximar as políticas públicas das mulheres do município.

“Nosso objetivo é criar um espaço de acolhimento e conscientização, onde as mulheres se sintam seguras para buscar apoio e informações sobre seus direitos. O evento reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir políticas integradas que promovam o cuidado, a prevenção e o empoderamento feminino”, afirmou Marília.

A ação foi realizada em parceria com o IFAP e contou com o envolvimento de secretarias e coordenadorias estaduais, como Saúde, Segurança Pública e Coordenadoria da Mulher. Para Catiane Medeiros, assistente social do Instituto Federal campus Laranjal do Jari, o evento representou uma oportunidade de levar conhecimento e serviços essenciais à comunidade acadêmica e à população local.

Assistente social Catiane Medeiros recebendo vacinação

“Essa parceria com o CRAM foi fundamental para ampliar o acesso às políticas públicas e promover debates sobre questões femininas dentro e fora da escola. É um trabalho que transforma e fortalece a rede de proteção às mulheres”, ressaltou Catiane.

Iniciativas como o Vozes Ativas: Cuidar e Transformar fortalecem o compromisso do Governo do Amapá com a promoção da igualdade de gênero, o acesso à saúde e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as mulheres.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

TAGS: saúde