Com apoio do Governo do Amapá, Luau na Samaúma abre nova temporada com foco em sustentabilidade e cultura tucuju
Primeira edição de 2025 acontece nesta sexta-feira, 7, em Macapá, com programação que une arte, gastronomia e consciência ambiental rumo a COP-30
O Governo do Amapá, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Sebrae/AP realizam, nesta sexta-feira, 7, a partir das 17h, a primeira edição da 6ª Temporada do Luau na Samaúma, na Praça da Samaúma, em frente à Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro Araxá, em Macapá.
Com o tema “Rumo a COP-30: Sustentabilidade e Cultura Tucuju”, o evento marca o retorno de um dos encontros culturais mais queridos da capital, agora com foco na agenda ambiental e no protagonismo amazônico diante dos desafios climáticos globais.
Consolidado no calendário cultural da cidade, o Luau na Samaúma é um espaço de convivência que integra arte, música, literatura, gastronomia e empreendedorismo sustentável. Nesta edição, o evento propõe reflexões sobre o papel do Amapá na preservação da Amazônia e nas discussões que antecedem a COP-30, em Belém.
Entre as ações sustentáveis previstas estão a instalação de ecopontos para coleta de óleo usado, latinhas e outros materiais recicláveis, além da obrigatoriedade do uso de embalagens biodegradáveis pelos empreendedores da área gastronômica.
O Sebrae/AP é responsável pelo chamamento público de expositores nas áreas de gastronomia, moda autoral, artesanato e negócios com o Selo Amapá, além da aguardada Oficina de Mini Chefs, voltada ao público infantil. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) apoia os empreendedores informais, enquanto a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) assina a curadoria artística.
Programação cultural
O Luau abre com a exposição de artes visuais de Yermollay Caripoune e uma tenda literária com livros, varal de poesia e sessão de autógrafos promovida pela Setorial de Literatura do Amapá.
A noite segue com contação de histórias de Cricilma Ferreira, o espetáculo “Ancestralidade Tucuju”, do Grupo Amigos da Toada, o cortejo da Charanga Mágica (Oca Produções) e shows de Roni Moraes, Osmar Júnior, Brenda Melo e Judas Sacaca.
O ritmo do Marabaixo e do Batuque Heranças Ancestrais do Curiaú também marca presença, reforçando a identidade cultural amapaense.
O evento é resultado de uma parceria entre o MP-AP, o Sebrae/AP e o Governo do Estado, com apoio da Secult e da Sete, reafirmando o compromisso de promover o uso criativo dos espaços públicos, valorizar a cultura local e fomentar o empreendedorismo de base sustentável.
A segunda edição da temporada 2025 está prevista para o dia 5 de dezembro, quando a Praça da Samaúma estará iluminada para celebrar o espírito natalino e as festas de fim de ano.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!