Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

Governo do Amapá implanta Ensino Médio na EJA da Escola Zolito Nunes durante volta às aulas

Nova etapa amplia oportunidades para jovens, adultos e idosos que sonham em concluir a educação básica em Macapá.

Por Marcio Bezerra
05/02/2026 08h15
Escolas estaduais iniciam ano letivo 2026 com foco no planejamento e acolhimento de professores e estudantes

O ano letivo de 2026 inicia com planejamento pedagógico, organização e acolhimento de professores, estudantes e colaboradores da educação. Na Escola Estadual Zolito Nunes, localizada no bairro Beirol, em Macapá, além da recepção, o Governo do Amapá inaugura o Ensino Médio para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia aconteceu na segunda-feira, 2, no auditório da unidade.

O momento simboliza a realização de um sonho antigo da comunidade escolar, que agora poderá concluir toda a educação básica na mesma instituição onde muitos deram os primeiros passos de volta aos estudos. Segundo o diretor da escola, Gibson Quadros da Silva, a implantação do Ensino Médio na EJA foi resultado direto do diálogo entre escola, comunidade e Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Gibson Quadros da Silva, diretor da Escola Estadual Jolito Nunes

“Houve um diálogo com a Secretaria de Educação para a implantação do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos a partir de um pedido da própria comunidade e dos nossos alunos. Eles queriam concluir o Ensino Fundamental II aqui e dar continuidade no Ensino Médio”, explicou o diretor.

Para viabilizar a nova etapa, a Seed garantiu reforço no quadro de profissionais, com a chegada de professores efetivos aprovados no último concurso público. “Recebemos professores de Matemática, Biologia e Química, justamente para atender às demandas do Ensino Médio. Esse apoio foi fundamental para que o projeto se tornasse realidade”, destacou Gibson.

Renato Silva do Nascimento, de 60 anos, inicia o ano letivo no Ensino Médio da EJA na Escola Zolito Nunes

Aos 60 anos, o aluno Renato Silva do Nascimento atravessa a cidade para continuar estudando. Morador do bairro Jardim Felicidade, na zona norte de Macapá, ele percorre cerca de 20 quilômetros todas as noites para estudar na Zolito Nunes, uma escolha movida por gratidão e pertencimento.

“Quando a gente quer, quando tem vontade, a gente termina. Enquanto tiver respirando, com fé em Deus, dá tempo”, afirmou Renato.

Natural de Altamira, no Pará, ele contou que deixou a escola em 1985 e passou cerca de 30 anos longe da sala de aula. A decisão de voltar veio após ver um chamado da escola na televisão.

“Eu estava assistindo ao jornal e vi o convite da Escola Zolito Nunes chamando alunos para completar as turmas. Um amigo me incentivou e eu vim. Fiz a terceira e a quarta etapas aqui e sou muito feliz nessa escola”, relembrou.

Educadores participaram de atividades durante acolhimento na Zolito Nunes

Hoje, técnico em segurança eletrônica, Renato comemora a chance de continuar os estudos no mesmo lugar onde foi acolhido.

“Nós lutamos muito para que o Ensino Médio viesse para cá. Agora só tenho a agradecer. Eu poderia estudar perto da minha casa, mas prefiro atravessar a cidade porque aqui eu fiz amigos, fui respeitado e acolhido. Isso não tem preço”, declarou emocionado.

Planejamento e acolhimento

Além da Zolito Nunes, outra unidade da rede estadual também iniciou o ano letivo com foco no planejamento e no acolhimento. A Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, na Rua Jardim das Oliveiras, em Macapá, iniciou uma semana de atividades preparatórias com professores, pedagogos e servidores. As aulas iniciam na segunda-feira, 9.

Ana Guerra, assessora técnica da Seed, e a diretora da escola Maria Vasconcelos, Maria Rita Duarte

De acordo com a diretora Maria Rita Duarte, a estratégia fortalece o vínculo entre escola, famílias e alunos.

“Nós realizamos uma semana de acolhimento para professores e servidores, depois com os pais e, por fim, com os alunos. É nesse momento que firmamos os combinados, as regras e normas da escola para que sejam respeitadas durante todo o ano”, explicou.

Durante o acolhimento, os professores recebem um kit pedagógico e um caderno temático que orienta o trabalho ao longo do ano letivo. “A gente diz que ninguém vai para a guerra sem ferramentas. Eles recebem apagador, pincéis, caderno e todas as instruções. O tema deste ano é ‘Educação que Transforma’, com estratégias pontuais para desafios reais”, destacou a diretora.

A escola também adota um pacto de gestão e convivência pedagógica, assinado por todos os profissionais. “É um compromisso do professor com o aluno e com a escola. Trabalhamos em uma área de risco e precisamos alinhar tudo para que o ano letivo seja um sucesso”, reforçou Maria Rita.

Ana Guerra durante visita na escola Zolito Nunes, em Macapá

Equipes de técnicos e assessores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizam visitas às escolas para levar informações, orientações e acolhimento às comunidades escolares.

“Essas visitas reforçam o compromisso da Secretaria de Educação em estar presente nas escolas, ouvindo, acolhendo e apoiando gestores, professores e estudantes, para que o ano letivo de 2026 comece com diálogo, organização e ainda mais qualidade no ensino”, frisou Ana Guerra, assessora educacional. As visitas seguem até sexta-feira, 6.

Educação que Transforma

O início do ano letivo de 2026, marcado por acolhimento, planejamento e novas oportunidades, reforça o papel da gestão estadual e integra o programa Educação que Transforma, instrumento de promoção da transformação social no Amapá. Para estudantes como Renato e para comunidades inteiras, a educação segue como caminho de esperança, pertencimento e mudança de vida.

O Governo do Amapá investe, por meio do programa, em infraestrutura, tecnologia e mobiliário, além do fortalecimento de projetos pedagógicos inovadores, como a biblioteca virtual com mais de 20 mil títulos. As ações incluem ainda a valorização do servidor público, a realização de concursos públicos e iniciativas que ampliam o acesso, a permanência e a qualidade do ensino em todo o estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação