OTC Brasil 2025: com estande institucional, Amapá é protagonista em um dos maiores eventos de tecnologia offshore da América Latina
Governo reforça posicionamento estratégico na Offshore Technology Conference Brasil e apresenta o potencial do estado para atrair investidores.
Pela primeira vez com estande institucional, o Governo do Amapá integra a Offshore Technology Conference Brasil (OTC Brasil), um dos mais importantes encontros da cadeia de energia offshore na América Latina. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) em parceria com a Offshore Technology Conference, a edição de 2025 acontece a partir desta terça-feira, 28 até 30 de outubro, no ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
Na abertura das explanações, o governador do Amapá, Clécio Luís, fez uma apresentação destacando a visão estratégica do estado que vem se preparando para receber a nova cadeia produtiva que vai gerar desenvolvimento econômico e social para a população amapaense.
“O Amapá veio com uma missão para este palco de inovação e tecnologia que é a OTC Brasil: mostrar que somos favoráveis, sim, à produção de petróleo na Margem Equatorial, mas feita com segurança, com responsabilidade e com sustentabilidade ao meio ambiente e ao nosso povo. O desenvolvimento não é inimigo da floresta. A operação de óleo e gás é bem-vinda no nosso estado”, ressaltou Clécio Luís.
Durante os três dias de uma vasta programação, com plenárias, painéis e arenas temáticas, são esperados mais de 20 mil participantes, de mais de 20 países e mais de 200 expositores. O estande do Amapá está equipado para realizar reuniões estratégicas entre representantes do Governo, empresários e investidores, e ainda, para repassar informações sobre incentivos fiscais, licenciamento ambiental e processo de localização no estado.
“O Amapá se posiciona como um dos polos mais promissores do país em produção offshore e integração energética, então a presença da gestão estadual, com a base institucional que atual na pasta de desenvolvimento econômico, é fundamental para reforçarmos o protagonismo do Amapá na nova fronteira energética brasileira que é a Margem Equatorial. Participar desse grande evento é muito oportuno para alcançarmos um dos nossos principais objetivos, que é atrair investimentos empresas do setor de petróleo e gás para o Amapá”, destacou o Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Amapá (Agência Amapá), Wandenberg Pitaluga.
A conferência reúne líderes globais, especialistas técnicos, empresas do setor e autoridades para debater os mais relevantes temas da indústria, como inovação, transição energética, novas tecnologias para águas profundas, captura e armazenamento de carbono (CCUS), eólica offshore, digitalização, entre outros. Um dos pontos centrais das discussões será petróleo e gás da Margem Equatorial, em particular, na bacia da Foz do Amazonas, onde a atividade exploratória foi iniciada, após a liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Nesta quarta-feira, 29, e na quinta-feira, 30, diretores da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) irão realizar palestra sobre as oportunidades de negócios com a nova indústria de petróleo, recém iniciada no estado.
“A presença do Amapá na OTC Brasil e em conferências relacionadas, é simbólica e estratégica. O estado, historicamente mais associado à conservação ambiental, quer se posicionar como protagonista na nova fronteira energética brasileira, a Margem Equatorial, mas sem abrir mão da sustentabilidade. A participação do Governo do Estado no evento mostra ao mercado internacional que o Amapá tem ambições sérias de desenvolver sua economia a partir do óleo e gás, mas de forma responsável e planejada”, destacou o diretor de Atração de Investimentos da Agência Amapá, Antônio Batista.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!