Governo do Amapá promove mutirão inédito para diagnóstico gratuito do câncer de pele em Macapá
Ação integrou a campanha Dezembro Laranja e garantiu atendimento ágil à população, com triagem, avaliação dermatológica e biópsia na hora.
Um mutirão de consultas dermatológicas para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pele foi realizado gratuitamente no sábado, 13, em Macapá. A ação promovida pelo Governo do Amapá em parceria com a Associação Brasileira de Dermatologia (SBD) integra a campanha nacional Dezembro Laranja, voltada à prevenção e conscientização sobre a doença.
Esta é a primeira vez que o Amapá participa da campanha nacional. A mobilização aconteceu no Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) e reuniu profissionais de saúde, com o apoio da médica voluntária, Simone Sá, parceria articulada pela primeira-dama do Estado, Priscilla Flores.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e não foi necessário agendamento prévio, apenas a apresentação de documento oficial com foto e cartão do SUS. O diretor do CRDT, Leonardo Pereira, destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso aos serviços especializados.
“O mutirão fortalece a rede de atenção à saúde ao aproximar o serviço especializado da população. Nosso objetivo é garantir um atendimento rápido, humanizado e resolutivo, facilitando o diagnóstico precoce e o encaminhamento adequado dos pacientes”, reforçou.
Durante o atendimento, a população teve acesso a consultas dermatológicas por livre demanda, com avaliação de manchas e pintas suspeitas. Nos casos indicados, as equipes realizaram biópsias no próprio local, garantindo agilidade no diagnóstico e no encaminhamento para tratamento especializado.
Segundo a médica dermatologista Simone Sá, representante da Associação Brasileira de Dermatologia, a campanha marca um avanço importante para o estado.
“A campanha acontece pela primeira vez aqui no estado e segue o calendário nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Estamos aqui para oferecer esse atendimento de forma gratuita. Todos passam pela triagem e, em seguida, já são atendidos pelos nossos dermatologistas. Quando há necessidade, a biópsia é realizada imediatamente”, explicou.
A aposentada Ana Dias Araújo, de 73 anos, foi uma das pacientes atendidas no mutirão. Ao saber da ação, ela procurou o serviço assim que percebeu o surgimento de uma mancha na pele, mesmo mantendo cuidados frequentes ao longo da vida.
“Mesmo a gente se cuidando, às vezes aparece alguma coisa diferente. Quando vi a mancha, resolvi procurar atendimento logo. É muito importante não esperar, porque qualquer sinal precisa ser avaliado. Temos um sol pra cada um, e por isso precisamos ficar atentos”, relatou a paciente.
Outro participante, foi José Costa, 62 anos, aposentado, que percebeu a mudanças na pele, muita vermelhidão e sensibilidade ao sol, então assim que soube da ação, procurou o CRDT, foi atendido e diagnosticado.
“De uns tempos pra cá minha pele ficou muito sensível, então assim que fiquei sabendo da ação, eu vim e o médico já fez a primeira análise e agora já saio daqui com encaminhamento para o tratamento”, declarou o paciente.
As equipes atuaram de forma integrada para otimizar o fluxo de atendimentos, avaliações e procedimentos. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele e orienta a população a procurar atendimento médico ao identificar qualquer alteração na pele.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!