'Quero voltar a dançar meu marabaixo', diz paciente do Zera Fila do Governo do Amapá ao fazer cirurgia de prótese de joelho
A aposentada Maria Rosa, de 76 anos, realizou artroplastia no Hcal após anos de dor e agora comemora a volta à rotina com alegria e gratidão.
Depois de seis anos convivendo com fortes dores e dificuldades para andar, a aposentada Maria Rosa de Almeida Lemos, de 76 anos, moradora do bairro Santa Rita, na Zona Sul de Macapá, vive um novo momento. Ela foi submetida a uma cirurgia de artroplastia de joelho pelo programa Zera Fila, do Governo do Amapá.
O procedimento aconteceu no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCal) e ela recebeu alta com o sentimento de alívio e gratidão.
“Antes eu sentia dor 24 horas por dia, tinha dias que eu nem conseguia andar. Hoje já vou pra casa sem sentir aquela dor. Até minha perna está diferente, não está mais torta como antes. Me sinto leve e feliz. Meu sonho foi realizado”, contou emocionada.
A artroplastia é uma cirurgia ortopédica que substitui uma articulação comprometida por uma prótese moderna e segura, devolvendo conforto, mobilidade e qualidade de vida ao paciente. No caso de Maria Rosa, o procedimento foi realizado de forma eletiva, dentro do cronograma do ambulatório do hospital.
“Fui muito bem atendida, foi uma grande surpresa. A equipe é maravilhosa. Agora quero me recuperar logo pra voltar a dançar meu marabaixo, que é o que mais gosto”, contou a aposentada, sorrindo.
A história de superação de Maria Rosa simboliza o resultado do trabalho de reestruturação do Governo do Amapá no HCal, que vem ampliando o acesso a cirurgias eletivas e humanizando o atendimento, garantindo mais acolhimento e agilidade aos pacientes. De acordo com a médica generalista Maria Eliane Gonçalves, que acompanhou o caso, o processo foi ágil e seguro.
“A paciente foi admitida no dia 22 de outubro à tarde, passou pelo centro cirúrgico no dia 23 e já recebeu alta no dia 24. É um procedimento rápido, com boa recuperação. Ela já vinha sendo acompanhada no ambulatório, com todos os exames e pareceres cardiológico e anestésico realizados previamente. Isso garante segurança e tranquilidade para o paciente e para a equipe”, explicou a médica.
A médica destaca que o HCal recebe pacientes tanto de forma eletiva, como no caso de Maria Rosa, quanto de emergência, encaminhados de outras unidades, como o Hospital de Santana e o Hospital de Emergências.
“Nos casos eletivos, o paciente já sai com data de retorno ambulatorial marcada, para acompanhamento até a recuperação total”, acrescentou.
Programa Zera Fila
Criado pelo Governo do Amapá para reduzir o tempo de espera por cirurgias, o programa Zera Fila tem mudado a realidade de muitas famílias amapaenses. Entre dezembro de 2024 e a primeira quinzena de setembro deste ano, 5.948 procedimentos cirúrgicos foram realizados em diversas especialidades na rede estadual de saúde.
O resultado é fruto do empenho das equipes de profissionais da saúde e de uma gestão compartilhada eficiente com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), responsável pelo atendimento no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). Os avanços também refletem os investimentos contínuos do Governo do Estado na estrutura e valorização dos serviços de saúde.
O Governo do Amapá reforça que o Zera Fila é uma política permanente, voltada a reduzir desigualdades e ampliar o acesso da população a cuidados cirúrgicos e especializados.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!