Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo do Amapá encerra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com mais de 6 mil visitantes e destaque para inovação e educação

Evento coordenado pela Setec cresceu 40% em público e reuniu mais de 100 escolas em torno de experiências científicas, projetos tecnológicos e descobertas que encantaram estudantes

Por Jamylle Nogueira
23/10/2025 15h38
A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi realizada na área interna e externa do Sebrae, em Macapá

Com três dias de intensa programação voltada à popularização científica, o Governo do Amapá encerrou na quarta-feira, 22, a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada na área interna e externa do Sebrae, em Macapá. O evento reuniu mais de 6 mil visitantes, entre estudantes, pesquisadores e empreendedores, que apresentaram projetos inovadores e soluções criativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e tecnológico do estado.

Durante as atividades, o público teve acesso a exposições tecnológicas, oficinas práticas, apresentações culturais e palestras com especialistas nas áreas de inovação, empreendedorismo e ciência aplicada. Um dos destaques foi a participação ativa de alunos da rede pública e privada de ensino, que apresentaram experimentos, protótipos e ideias voltadas à sustentabilidade e ao uso consciente da tecnologia.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado (Iepa), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Embrapa e diversas instituições, a SNCT reforçou o papel da ciência como instrumento de transformação social e incentivo à pesquisa entre os jovens.

A estudante Miriam Silva Teles, de 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, participou pela primeira vez da Semana Nacional e destacou o impacto da experiência.

A estudante Miriam Silva Teles, de 17 anos

“Eu amei participar. Foi a primeira vez que estive em um evento assim e aprendi muita coisa nova. A gente vê de perto como a ciência está presente no nosso dia a dia e como é possível transformar ideias simples em projetos que ajudam as pessoas. Isso me deixou ainda mais motivada a seguir na área de tecnologia”, contou a estudante.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Barros, ressaltou o engajamento das instituições parceiras e o crescimento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amapá, tanto em alcance quanto em público participante.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Barros

“Desde 2024, nós temos buscado fortalecer essa parceria com a Secretaria de Educação, e o resultado é o envolvimento de mais de 113 escolas — municipais, estaduais e particulares — que participaram este ano. Foi emocionante ver o encantamento das crianças, a interação entre professores, pesquisadores e alunos, e o entusiasmo de todos com a ciência. Agradecemos especialmente ao Iepa, que foi a instituição proponente desta edição, e à equipe da Seed pelo grande trabalho desenvolvido”, afirmou o secretário.

Edivan também anunciou que o Senai será a instituição proponente da próxima edição do evento, prevista para outubro de 2026, e apresentou números preliminares que confirmam o sucesso da edição deste ano.

“Tivemos um crescimento de cerca de 40% no público visitante. No ano passado, recebemos em torno de 5 mil pessoas; este ano já ultrapassamos 6 mil visitantes. Só o planetário recebeu quase 20 mil pessoas desde o início das atividades de divulgação. Esses números mostram o quanto a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem se consolidando como uma das maiores vitrines da inovação no Amapá”, destacou o secretário.

Encerrando a programação, estudantes e pesquisadores receberam certificados de participação e apresentaram os resultados das oficinas e mostras desenvolvidas ao longo da semana. Eventos como esses reforçam o compromisso do Governo do Amapá com a valorização da ciência e da educação como pilares para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!