Governo do Amapá celebra avanço de estudantes da Educação de Jovens e Adultos com cerimônia de reconhecimento em Macapá
Formandos da Escola Estadual Paulo Freire concluíram a 4ª etapa do Ensino Fundamental II e agora seguem para o Ensino Médio com novas perspectivas.
Toda colação de grau carrega histórias de luta e recomeço, e, na cerimônia promovida pelo Governo do Amapá para 30 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor Paulo Freire, não foi diferente. A celebração ocorreu na sexta-feira, 5, na Unidade Integrada Sesi/Senai – A Banda, em Macapá.
Os formandos concluíram a 4ª etapa do Ensino Fundamental II e agora avançam para o Ensino Médio. A diretora Ilza Launé afirma que cada etapa concluída é marcada por uma formatura simbólica, como forma de motivar e valorizar o esforço dos alunos.
“Estamos formando mais 30 alunos, que agora seguem para o Ensino Médio. Para nós, é uma grande satisfação, porque ao longo do ano enfrentamos muitas dificuldades, assim como eles. Nossos estudantes da EJA têm entre 15 e 45 anos, e ver cada um realizando esse sonho é emocionante”, destacou a diretora.
Filho de pais ribeirinhos, Júnior Batista, de 27 anos, deixou a comunidade ainda criança para trabalhar e garantir o próprio sustento. Agora, vê renascer um sonho antigo. Ele também concluiu a etapa da EJA e participou da cerimônia.
“Vim para a luta com 12 anos, e muitos sonhos ficaram pelo caminho. Hoje, estar aqui é a prova de que nunca é tarde. Com fé em Deus e força de vontade, tudo é possível. Quero continuar e realizar meu maior sonho, cursar Direito. A escola foi uma família que me acolheu”, contou o formando.
Para a coordenadora pedagógica Alane Mareco, a Educação de Jovens e Adultos tem papel essencial ao acolher estudantes que, por diversos motivos, não conseguiram concluir os estudos na idade adequada.
“A EJA é uma modalidade especial, que acolhe jovens e adultos que, por vários motivos, não concluíram os estudos na idade certa. Eles chegam com desafios emocionais, familiares e sociais, e a escola se torna um espaço de incentivo e reconstrução. Concluir essa etapa é uma jornada. Hoje celebramos e entregamos esses alunos para o Ensino Médio e para o mundo”, contextualizou a educadora.
A formatura integra as ações do Governo do Amapá voltadas ao fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos, garantindo oportunidades para quem deseja retomar os estudos e construir novos caminhos. O evento celebra o papel transformador da educação, especialmente quando encontra estudantes determinados a reescrever a própria história.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!