Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARTILHA NUTRIÇÃO

Hcal lança manuais com cardápio regional para fortalecer o cuidado nutricional pós-alta

Com linguagem acessível e cardápio regionalizado, manuais orientam pacientes e familiares sobre alimentação segura em casa.

Por Roberta Corrêa
22/10/2025 09h45
Documentos foram feitos com base na experiência diária no atendimento a pacientes que recebem alta

Com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento e promover a segurança alimentar dos pacientes após a alta hospitalar, o setor de Nutrição do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) lançou dois manuais com orientações práticas e cardápio regionalizado. Com os títulos “Manual de Orientação de Alta Hospitalar para Uso de Nutrição Enteral em Domicílio” e “Manual de Orientações Nutricionais para Pacientes em Hemodiálise”, foram apresentados na nesta terça-feira, 21, durante evento realizado na unidade.

O Manual de Orientação de Alta Hospitalar para Uso de Nutrição Enteral em Domicílio foi elaborado por uma equipe de nutricionistas do hospital, com base na experiência diária no atendimento a pacientes que recebem alta utilizando algum tipo de sonda para alimentação. O documento reúne orientações sobre higiene na manipulação dos alimentos, limpeza de utensílios e bancadas, preparo e administração da dieta, prevenindo contaminações e garantindo o fornecimento adequado de nutrientes.

Lançamento aconteceu no auditório do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima
Silvana Amaral, nutricionista da equipe e uma das autoras do material

“Esse manual nasce da prática, daquilo que vivenciamos todos os dias com os pacientes e suas famílias. Queremos que, ao voltarem para casa, eles tenham segurança e saibam como cuidar da alimentação de forma correta e saudável”, explicou Silvana Amaral, nutricionista da equipe e uma das autoras do material.

Já o Manual de Orientações Nutricionais para Pacientes em Hemodiálise foi organizado pela equipe que lida diretamente com pacientes renais, Mara Santos, também integrante da equipe de nutrição do Hcal, explica que o manual apresenta recomendações alimentares adaptadas à realidade cultural e alimentar da região Norte, com sugestões de cardápios que incluem alimentos do dia a dia, como o açaí, a maniçoba e o vatapá, respeitando as restrições nutricionais de quem vive com insuficiência renal.

Mara Santos, nutricionista que acompanha diretamente pacientes renais.

“Buscamos tornar as orientações mais próximas da rotina dos pacientes. A regionalização permite que eles sigam o tratamento de forma prazerosa e dentro das suas possibilidades, sem abrir mão da identidade alimentar nortista”, destacou Mara Santos.

O paciente Rermyson dos Anjos, de 38 anos, que realiza hemodiálise há 19 anos, reforçou a importância das orientações.

“Essas informações ajudam muito no dia a dia. A gente aprende a se alimentar melhor e entende o que pode comer, sem deixar de lado os pratos que fazem parte da nossa cultura, pelos anos que faço tratamento já sei oque posso comer, porém, sempre é necessário um reforço e esse manual traz essas informações”, afirmou.

Rermyson dos Anjos, paciente, 19 anos fazendo hemodiálise

As publicações, desenvolvidas pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Hcal, traduzem o conhecimento técnico e científico em orientações acessíveis para pacientes, familiares e cuidadores. Com linguagem clara e foco na humanização, os manuais fortalecem o elo entre a assistência hospitalar e o cuidado em casa.

Os materiais serão distribuídos de forma impressa no momento da alta hospitalar e durante os atendimentos ambulatoriais, complementando as orientações médicas sobre o tratamento domiciliar. A iniciativa reflete o compromisso do Hcal com a educação em saúde, a segurança alimentar e o cuidado integral ao paciente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde