Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Samauma Tech forma professores e leva inovação tecnológica às escolas públicas estaduais do Amapá

Laboratório inaugurado na Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Oiapoque, marca o 18º espaço tecnológico implantado pelo projeto em todo o estado.

Por Breno Pantoja
20/10/2025 15h00
A iniciativa tem como objetivo formar professores da rede estadual e municipal para o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula e fomentar a educação científica em todos os municípios do estado

A educação pública amapaense segue ganhando novos espaços voltados à inovação. Na sexta-feira, 18, a Escola Estadual Joaquim Nabuco, no município de Oiapoque, recebeu a inauguração do Centro Tecnológico Samauma Tech, um laboratório que integra robótica, computação e tecnologia educacional ao ensino da rede pública.

Coordenado pela professora Simone Leal, o projeto Samauma Tech é desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação(Seed), com apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da empresa Positivo Tecnologia. A iniciativa visa formar professores da rede estadual e municipal para o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula e fomentar a educação científica em todos os municípios do estado.

“O Samauma Tech representa mais do que um laboratório, é um centro de apoio e inovação que conecta professores, alunos e escolas em uma rede de colaboração em todo o Amapá. Com ele, queremos promover a inclusão tecnológica e despertar o potencial criativo dos nossos estudantes”, destacou a coordenadora do projeto, Simone Leal.

A coordenadora da Samauma Tech, Simone Leal

Com a entrega em Oiapoque, o Samauma Tech chega ao 18º laboratório implantado, sendo dois em Macapá, dois em Santana e um em cada município do estado. As unidades são equipadas com computadores, kits de robótica e estrutura moderna para aulas práticas e interativas.

“Esse é o primeiro projeto da Suframa voltado para o Amapá, e foi possível graças à mobilização política e ao trabalho coletivo de muitas mãos. Hoje, temos orgulho de dizer que mais de 500 professores estão sendo capacitados e já impactamos mais de 6 mil alunos com as ações do programa”, explicou a coordenadora.

O curso de Especialização em Tecnologias Educacionais, oferecido pelo Samauma Tech, é voltado para professores de diversas áreas, como matemática, ciências, artes e história. A formação é ministrada por docentes da Unifap e busca integrar o conhecimento pedagógico com práticas de robótica e inovação em sala de aula.

Além do novo centro da Joaquim Nabuco, o município de Oiapoque também conta com um laboratório de robótica na Escola Estadual Duque de Caxias. A meta do projeto agora é consolidar os espaços existentes e expandir as formações para outros municípios, fortalecendo a cultura tecnológica nas escolas públicas.

“Estamos encerrando um ciclo importante com a instalação do laboratório em Oiapoque, mas também começando uma nova etapa, com a especialização dos professores e a multiplicação desse conhecimento nas escolas”, concluiu Simone Leal.

As unidades são equipadas com computadores, kits de robótica e estrutura moderna para aulas práticas e interativas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação