Governo do Amapá lança 1.275 vagas em cursos gratuitos para moradores de conjuntos habitacionais de Macapá
Cursos fazem parte do projeto “Trabalho e Ação” e acontecerão nos conjuntos Macapaba, Nelson dos Anjos e Vila dos Oliveiras.

Para ampliar o acesso à profissionalização e descentralizar as oportunidades de geração de renda, o Governo do Amapá lançou, nesta quinta-feira, 25, o projeto “Trabalho e Ação”, que vai ofertar 1.275 vagas em cursos gratuitos para moradores dos conjuntos habitacionais Macapaba, Nelson dos Anjos e Vila dos Oliveiras, na capital. A aula inaugural ocorreu na Vila dos Oliveiras, na Zona Sul de Macapá, com a presença de autoridades, comunidade e empreendedores locais.
Ao todo, serão 17 cursos profissionalizantes, distribuídos em 51 turmas, organizados em sete eixos temáticos escolhidos pelos próprios moradores, como beleza, artesanato, confecção, eventos e empreendedorismo criativo. As primeiras turmas começam no dia 29 de setembro, no conjunto Macapaba.

Antes da abertura oficial, moradoras do Vila dos Oliveiras realizaram uma apresentação de dança, fruto das atividades já desenvolvidas dentro do habitacional. Durante o evento, também foram feitas inscrições presenciais, com apoio de um expositor da instituição responsável, que disponibilizou QR code para cadastro imediato e apresentou os materiais de estudo que serão fornecidos, incluindo ecobag, blocos de anotações, canetas personalizadas e camisas.

A execução dos cursos ficará a cargo da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela). A iniciativa é fruto de uma emenda impositiva do deputado estadual Dr. Victor Amoras (Rede/AP), no valor de R$ 915.346, viabilizada por meio de um termo de fomento com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e apoio da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab).

O governador do Amapá em exercício, Teles Junior, ressaltou que o projeto representa um marco na política de descentralização dos serviços.
“Esse é um investimento que transforma realidades, porque vai além da profissionalização. Estamos levando oportunidades para dentro das comunidades, gerando renda, promovendo autoestima e fortalecendo a cidadania”, destacou Teles.
O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Marcelino Flexa, destacou que a iniciativa facilita o acesso à qualificação profissional e fortalece a economia local.
“Nosso objetivo é levar a qualificação para onde o povo está, criando um ciclo positivo de geração de renda dentro das próprias comunidades”, explicou o gestor.


A secretária-adjunta de Habitação, Rozana Duarte, lembrou que os cursos foram definidos a partir das demandas apresentadas pelos moradores e reforçou o impacto social da ação.
“São 17 cursos que não só ajudam no aumento da renda familiar, mas também funcionam como terapia, contribuindo no combate à depressão e ansiedade, além de fomentar a economia”, enfatizou a secretária.
Moradora do conjunto Vila dos Oliveiras, a cozinheira Ângela Passos, solteira e mãe de dois filhos, se inscreveu em três capacitações, cuidador infantil, design de sobrancelhas e decorador de festas. Ela comemorou a oportunidade de participar de formações pela primeira vez.
“Sempre quis fazer um curso, mas nunca tive oportunidade. Agora estou feliz porque esses cursos vão ajudar muito na minha vida, tanto no meu trabalho quanto na criação dos meus filhos”, declarou Ângela.

Com o projeto “Trabalho e Ação”, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso de aproximar políticas públicas das comunidades, estimular o empreendedorismo e criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para as famílias que vivem nos conjuntos habitacionais da capital.
Confira a lista de cursos ofertados:
- Crochê e tecido;
- Macramê;
- Bordado;
- Tear manual;
- Pintura de tecido;
- Velas aromáticas;
- Designer de sobrancelhas;
- Aplicador de cílios;
- Manicure;
- Maquiagem;
- Corte de cabelo;
- Decoração de festas;
- Personalizados de festas;
- Sandálias personalizadas;
- Canecas personalizadas;
- Artesanato em feltro;
- Bijuterias.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!