Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE E DIGNIDADE

Obra do Ponte Firme em Santana devolve acesso à cadeirante à ponte no Igarapé da Fortaleza após 7 anos: 'só de entrar aqui, o coração acelerou'

Nova estrutura de concreto na Ponte do Atalaia, possibilitou o reencontro de Vânia Monte, de 39 anos, com amigos, memórias e os laços de solidariedade construídos ao longo da vida na comunidade.

Por Winicius Tavares
08/01/2026 10h30
Após sete anos, Vânia volta a circular pela passarela do Atalaia

Depois de anos de espera, moradores do Igarapé da Fortaleza passaram a viver uma nova realidade de mobilidade com a entrega, nesta quarta-feira, 7, de 830 metros de passarela em concreto armado na Ponte do Atalaia. A obra, executada pelo Governo do Estado por meio do programa Ponte Firme, representa mais segurança, acessibilidade e dignidade para quem depende da estrutura no dia a dia.

A nova passarela em concreto substitui a antiga estrutura de madeira e assegura mais segurança aos moradores

O momento foi especialmente emocionante para Vânia Monte, de 40 anos, que nasceu e cresceu no bairro. Há sete anos, ela não conseguia entrar na passarela após sofrer um acidente que a deixou paraplégica e dependente do uso de cadeira de rodas. A antiga estrutura de madeira não oferecia acessibilidade, mas, com a nova ponte em concreto, Vânia pôde voltar a circular pelo local e reencontrar amigos e histórias que fazem parte da sua vida na comunidade.

“E só de eu entrar aqui, o coração acelerou. A última vez que eu estive aqui foi para fazer um trabalho social na Associação de Moradores, ainda andando. Depois, por conta da dificuldade de locomoção, eu ia só até onde a minha cadeira chegava. É muito emocionante estar entrando de novo no Atalaia. Não é só uma questão de ‘a ponte de concreto que vai melhorar a vida dos moradores’, mas também da ponte de concreto que te possibilita a ver teus amigos de infância, a ver as pessoas com quem tu encontra e poder chegar na casa deles e tomar um café”, relatou Vânia, emocionada.

Vânia agradece ao governador Clécio Luís pela passarela do Atalaia, que devolveu caminhos, encontros e esperança

A volta de Vânia à passarela também representa o reencontro com um território marcado por relações de cuidado e solidariedade. Ela relembra que foi justamente na comunidade que encontrou acolhimento após o acidente que mudou sua vida. A nova estrutura em concreto devolve a possibilidade de circulação, mas, sobretudo, reafirma a importância dos laços comunitários, do apoio entre vizinhos e da presença constante dos amigos que sempre estiveram ao seu lado nos momentos mais desafiadores.

A emoção marca o reencontro de Vânia com a passarela que a conecta à comunidade onde nasceu e cresceu

“Eu sou muito feliz por fazer parte da comunidade do Igarapé da Fortaleza. Fui vítima de um assalto que me deixou paraplégica. E eu digo graças a Deus, porque nem todo mundo tem as condições e o amparo que eu tive. Muito disso se deve à minha família e aos amigos que tenho aqui na Fortaleza. O povo da Fortaleza é extremamente solidário”, contou Vânia.

Entrega da Passarela do Atalaia

A obra garante mais segurança, acessibilidade e mobilidade para mais de 120 famílias, assegurando a ligação da comunidade com a malha urbana da cidade. A entrega contou com a presença do governador Clécio Luís, do prefeito de Santana, Bala Rocha, além de lideranças comunitárias e representantes do Legislativo municipal, reforçando o diálogo entre o poder público e a população beneficiada.

Com execução coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e apoio da Secretaria de Estado de Mobilização e Participação Popular, o Ponte Firme já alcançou mais de 9 mil metros em 2025, em frentes de trabalho distribuídas entre Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Bailique.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!