'Um dos grandes produtos turísticos do Amapá', evidencia governador Clécio Luís na abertura do Festival Equinócio, em Macapá
Programação gratuita para valorizar o fenômeno astronômico segue até segunda-feira, 22, com apoio do Governo do Estado.

Voltando a consolidar na rota do turismo nacional e internacional o fenômeno astronômico mais acompanhado no Amapá, o 2º Festival Equinócio começou na sexta-feira, 19, no Sambódromo de Macapá. Com fortes emoções e muita música romântica, ciência e gastronomia, a primeira noite de programação gratuita já foi um sucesso.
"Mais um evento turístico e de negócios que nós investimos vestindo a camisa do Amapá para gerar emprego, para desenvolver o turismo e a economia, lotando os hotéis e restaurantes, comprando artesanato e movimentando o estado. Esse é um evento que o mundo todo quer conhecer: esse fenômeno astronômico, na floresta amazônica, na esquina do Rio Amazonas com a Linha do Equador. O Equinócio será um dos grandes produtos turísticos do Amapá e o festival consolida isso", afirmou o governador Clécio Luís.


Com shows nacionais gratuitos, a primeira noite do 2º Festival Equinócio contou com apresentações de Jorge Vercillo e da dupla Anavitória, além dos shows regionais da Banda Augusto Antunes, Zé Miguel e Enrico Di Miceli.
A programação deste ano, que segue até segunda-feira, 22, é incentivada pelo Governo do Amapá com apoio direto da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do senador Randolfe Rodrigues, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Banco do Brasil e realização pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel-AP).
"Para um time que veste a camisa do Amapá na terra que recebe o Equinócio, essa celebração tinha que ter mais uma festa, mais do que isso um festival que evidencia nossa cultura brasileira", citou o senador Randolfe Rodrigues, idealizador do festival.

O investimento no turismo atraiu visitantes de diversos estados do Brasil, como Pará e Rio Grande do Sul, e ainda da Guiana Francesa. Seguindo o Plano de Governo da gestão, a programação também movimenta a economia local. Participam do evento 39 empreendimentos gastronômicos associados à Abrasel-AP, mais 25 que compõem a feira de artesanato e 40 empreendedores populares por meio do Carrinho de Oportunidades, comercializando produtos, gerando emprego e renda.
"Vim prestigiar o Equinócio porque faz parte da nossa cultura amapaense, da nossa história. E estou muito feliz de estar aqui, podendo assistir de graça os nossos cantores regionais e também os nacionais", disse a visitante Edilene Neri, fã de Jorge Vercillo.

Equinócio
O fenômeno astronômico acontece duas vezes por ano. Este que acontece no mês de setembro é chamado de Equinócio da Primavera e representa o fim do inverno, estação anterior, e começo da primavera. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, de 12 horas cada.

Festival Equinócio 2025
Com apoio do Governo do Amapá, o Festival Equinócio da Primavera é realizado de forma gratuita nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Sambódromo de Macapá. O evento celebra o fenômeno natural que marca a chegada da nova estação, quando o dia e a noite têm a mesma duração, e este ano traz uma programação ainda maior, com shows de grandes nomes da música brasileira: Ludmilla, AnaVitória, Jorge Vercillo e Glória Groove.
Além das apresentações musicais, o festival conta com oficinas de astronomia, sustentabilidade e economia criativa; exposições artísticas; feira de artesanato; festival e oficinas gastronômicas, encerrando com o tradicional Festival de Aparelhagens.
Confira a galeria de imagens da sexta-feira, 19, no Festival Equinócio:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!