Governo do Amapá garante mais de 400 procedimentos do Mais Sorriso no primeiro dia de ação no Pirativa
Ação está proporcionando saúde bucal, consultas médicas, vacinação e cidadania para comunidades quilombolas e ribeirinhas de Santana.

O primeiro dia da ação do Mais Sorriso confirmou o impacto do programa do Governo do Amapá na vida das comunidades em áreas remotas do estado. Em São Raimundo do Pirativa, em Santana, a sexta-feira, 19, foi marcada por sorrisos renovados. Foram 402 procedimentos odontológicos, entre extrações, restaurações, limpezas, raspagens e orientações de prevenção, em 73 moradores atendidos.
Criado em 2023 e coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, o programa já ultrapassa 40 mil atendimentos. Nesta edição, que segue até quinta-feira, 25, o foco é garantir saúde bucal de qualidade também à população quilombola.

A moradora Denilza Siqueira Ramos, de 34 anos, levou os filhos Enzo Rafael, 8, e Artur Siqueira, 4, para o dentista, serviço que há muito tempo não conseguiam acessar pela dificuldade de ir à cidade.
"Foi muito ótima essa ação aqui porque veio mudar bastante a nossa realidade. Eles fizeram limpeza nos dentes, avaliação e receberam orientação. Como moramos distante da cidade, faz tempo que não passavam por dentista. Aproveitei a oportunidade e ainda vou trazer minha filha quando sair da escola”, contou Denilza.

Para o agricultor Aldair Rodrigues, o atendimento foi além das expectativas. Ele já estava precisando de consulta odontológica e quando soube da ação, aproveitou também para levar os filhos.
“Ajeitaram meus dentes e me orientaram a voltar. Gostei muito, é uma grande ajuda porque não precisamos ir até Macapá para conseguir esse serviço. Toda a comunidade adorou o Mais Sorriso aqui", comemorou.

A odontóloga Ana Karolina, do Mais Sorriso, explica que a ação está organizada em duas etapas, que incluem serviços básicos e especializados de saúde bucal.
"Nesta primeira etapa estamos em quatro dentistas, oferecendo os atendimentos básicos, como restauração, limpeza, raspagem e extração. A receptividade foi incrível, a comunidade e moradores vizinhos estão vindo em peso. Já a partir do dia 22, vamos iniciar os atendimentos especializados, com reabilitação oral e endodontia", detalhou.
Entre os dias 22 e 25, o programa levará tecnologia de ponta ao Pirativa, com tratamento de canal inovador, realizado em uma única sessão, além de escaneamento intraoral e planejamento em 3D e confecção de próteses dentárias na hora. O mesmo serviço já foi levado a comunidades como a aldeia Aramirã, do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, e a Vila Maranata, no rio Ajuruxi, em Mazagão.
Com o Mais Sorriso, o Governo do Amapá reforça o compromisso de levar saúde bucal, integral e cidadania às populações mais distantes, promovendo dignidade e qualidade de vida para comunidades quilombolas e ribeirinhas.

Saúde no Pirativa
Além dos atendimentos odontológicos, o primeiro dia registrou ainda 65 consultas médicas com especialistas nas áreas de clínica geral, pediatria e gastroenterologia, 75 atendimentos farmacêuticos, 16 moradores vacinados e 13 serviços nutricionais.

Durante a ação, 13 moradores realizaram testes rápidos. Somando todas as áreas, foram 255 atendimentos e 785 procedimentos realizados em um único dia.
Força-tarefa que transforma!
A ação do programa Mais Sorriso na comunidade teve início nesta sexta-feira, 19, e segue até a quinta-feira, 25. O objetivo é atender cerca de 500 moradores ate o final da ação, com serviços de saúde, cidadania e lazer.
A ação conta com o apoio da Prefeitura de Santana, da Capitania dos Portos e de parlamentares como o senador Randolfe Rodrigues e o deputado estadual Rodolfo Vale, que garantiu a distribuição de kits de higiene bucal para a comunidade e áreas vizinhas.
Confira como está sendo os atendimentos do Mais Sorriso em São Raimundo do Pirativa:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!