Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÊS DA INCLUSÃO

'Projeto 21': piquenique Inclusivo da Escola José de Anchieta marca 18 anos do projeto com integração familiar no Parque do Forte, em Macapá

Com apoio do Governo do Amapá, unidade de ensino promoveu uma semana de ações voltadas à inclusão e ao respeito às pessoas com deficiência, encerrada com um momento especial nesta sexta-feira, 19.

Por Marcio Bezerra
20/09/2025 17h44
Famílias, alunos e equipe escolar celebram a inclusão com afeto e união durante o piquenique no Parque do Forte, em Macapá

Em uma tarde marcada por afeto, integração e inclusão, a Escola Estadual José de Anchieta realizou nesta sexta-feira, 19, no Parque do Forte, em Macapá, o Piquenique Inclusivo, para encerrar a programação da 18ª edição do 'Projeto 21'. A iniciativa consolidada na desde 2007 tem como foco a valorização das pessoas com deficiência e no fortalecimento da parceria entre escola e família.

“O projeto do dia 21 de setembro, alusivo à luta da pessoa com deficiência, foi instituído na nossa escola em 2007. Desde então, a cada ano, reforçamos o nosso papel como educadores e como comunidade. O Anchieta hoje tem cerca de 10% de alunos com deficiência, e nossa equipe é formada por professores especialistas, cuidadores e intérpretes de Libras. Essa estrutura é essencial para garantir o acolhimento e o direito à aprendizagem desses estudantes”, compartilhou o diretor da unidade escolar, Cley Sousa.

Cley Sousa, diretor da Escola Estadual José de Anchieta, em Macapá

A programação começou na terça-feira, 16, com a Blitz Inclusiva, na entrada da escola, onde lembrancinhas com mensagens de conscientização foram distribuídas. Durante a semana, os alunos participaram do Intervalo InclusAção, com exibição de vídeos curtos abordando temas como bullying, empatia e atitudes inclusivas.

“A culminância com esse piquenique é o momento em que unimos escola e famílias fora do ambiente escolar, criando um espaço de interação e convivência. É a escola ultrapassando os muros e levando a inclusão para o coletivo”, disse o diretor.

Durante a semana, alunos e familiares foram recebidos com cartazes, ações de acolhimento e momentos para fotos
Nazide Costa Sena, avó de Isys Rafaela, de 15 anos

Nazide Costa Sena, avó de Isys Rafaela, de 15 anos, estudante do 9º ano com diagnóstico de TDAH e surdez moderada, participou do piquenique e falou sobre a importância de eventos como esse para a convivência e valorização dos alunos.

“Esse tipo de atividade é essencial. Não é a primeira vez que participo e acho que deveria acontecer todos os anos. Muitas vezes, a deficiência faz as pessoas serem vistas de forma limitada, mas essas crianças têm inteligências que precisam ser reconhecidas e estimuladas. A escola tem feito isso, e eu me sinto muito acolhida”, declarou emocionada.

A estudante Isys Rafaela apresenta, orgulhosa, o quadro pintado por ela
Sheila Ataíde, mãe da aluna Maria Laís, de 14 anos

Também presente no piquenique, Sheila Ataíde, mãe da aluna Maria Laís, de 14 anos, que possui surdez e cursa o 9º ano, compartilhou como ações como o piquenique promovem o bem-estar emocional e social dos filhos.

“Momentos assim tiram nossos filhos da solidão do quarto, do isolamento, e os colocam entre os seus pares, interagindo, convivendo. Isso tem um impacto enorme na autoestima e na aprendizagem deles”, afirmou a mãe.

Projeto 21: 18 anos de história e resistência

Criado em 2007, o Projeto 21 é uma iniciativa permanente da Escola Estadual José de Anchieta, realizada anualmente em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

Desde seu primeiro evento, o projeto passou por reformulações e ampliou suas formas de engajamento. Com foco nos alunos e nas famílias atípicas, a proposta evoluiu para promover cada vez mais a inclusão e o respeito à diversidade.

Atualmente, o Projeto 21 conta com o apoio do Governo do Amapá, de uma equipe engajada e de uma gestão escolar comprometida com a inclusão como valor essencial para a formação cidadã.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação