Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO AMAPAENSE

Amapá recebe pela primeira vez seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo em 2026

Esta será a primeira vez que o maior encontro científico do turismo no Brasil chega à região Norte, após 22 edições realizadas em outras partes do país.

Por Mikhael Santos
19/09/2025 10h05
A expectativa da organização é reunir mais de 600 participantes de todo o Brasil

O Amapá será palco da 23ª edição do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur), entre os dias 27 e 31 de outubro de 2026. Esta será a primeira vez que o maior encontro científico do turismo no Brasil chega à região Norte, após 22 edições realizadas em outras partes do país. A expectativa da organização é reunir mais de 600 participantes de todo o Brasil, movimentando a economia local e colocando a cidade no centro das discussões nacionais sobre turismo.

O seminário é reconhecido por reunir pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos e profissionais do setor em um ambiente de integração entre ciência e mercado. Durante cinco dias, a capital será palco de debates sobre tendências, desafios e inovações do turismo, com uma programação diversificada que contempla desde apresentações científicas até atividades culturais e visitas técnicas.

Secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão

“Receber a 23ª edição do Seminário da Anptur é um marco para o Amapá e para toda a região Norte. Pela primeira vez, seremos sede do maior encontro científico do turismo do Brasil, o que nos coloca no centro do debate sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do setor. Estamos muito orgulhosos de abrir as portas do meio do mundo para pesquisadores, gestores e profissionais de todo o país”, ressaltou a secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão.

Entre as ações previstas, estão a apresentação de artigos acadêmicos, mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais, workshops, reuniões institucionais, lançamento de livros e a entrega do Prêmio Anptur, que reconhece as melhores teses, dissertações e artigos, além de destacar pesquisadores de referência. A agenda também inclui experiências culturais e visitas a atrativos turísticos da capital e do interior do Amapá, valorizando a identidade local.

Sandro Bello, presidente da Abrasel-Ap

“Chegar ao Norte depois de 22 edições é simbólico e estratégico. O turismo amazônico tem enorme potencial e desafios próprios, e o seminário em Macapá será uma oportunidade única de discutir caminhos para o desenvolvimento sustentável do setor”, destacou o presidente da Abrasel-Ap, Sandro Bello.

Anptur

Fundada para integrar programas de pós-graduação, pesquisadores e profissionais do turismo, hospitalidade e lazer, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo promove a articulação entre ciência, ensino e prática, formando quadros qualificados e fortalecendo o setor turístico brasileiro. A edição em Macapá reforça a importância da Amazônia como território de pesquisa, inovação e vivências únicas no turismo nacional e internacional.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo