Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Governo do Amapá é destaque nacional com projeto Atlas Solar no Congresso Brasileiro de Minas e Energia

O evento reúne autoridades, empresários, especialistas e representantes de todo o país, em Brasília, no dia 22 de setembro.

Por Cristiane Nascimento
18/09/2025 15h00
O projeto Atlas Solar do Amapá será reconhecido durante o Congresso Brasileiro de Minas e Energia

O Governo do Estado alcança mais uma vez projeção nacional com ações voltadas para a transição energética sustentável. O projeto Atlas Solar do Amapá foi um dos selecionados e será reconhecido como “Boa Prática Nacional” durante o Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME) 2025, que acontece na segunda-feira, 22, em Brasília, reunindo autoridades, empresários, especialistas e representantes de todo o país.

Promovido pelo Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME), em parceria com o Centro de Estudos de Energia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Energia), o evento valoriza iniciativas que contribuem para a geração de energia e para a mineração, de acordo com os princípios da sustentabilidade e da inclusão social. Nesse cenário, o Amapá reafirma seu protagonismo. O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Wandenberg Pitaluga, destacou a relevância da conquista.

“Essa é uma iniciativa estratégica para tornar o Amapá uma potência em energia solar e garantir a segurança energética do estado. O Atlas Solar foi inscrito e selecionado entre diversos projetos nacionais, pelo impacto positivo que traz para o setor. Trata-se de mais um reconhecimento a uma gestão que promove desenvolvimento econômico e social com base em inovação e sustentabilidade", ressaltou Pitaluga.

O primeiro Atlas Solar do Amapá foi lançado em agosto de 2024, pelo governador Clécio Luís e o senador Davi Alcolumbre

Com investimentos consistentes em tecnologia e inovação, a gestão estadual tem posicionado o Amapá como um dos novos polos de energia limpa no Brasil, abrindo oportunidades para parcerias estratégicas e atração de capital privado. O estado reúne riqueza natural, segurança jurídica e visão de futuro, criando um ambiente favorável para quem deseja investir em projetos sustentáveis, com alto potencial de retorno e impacto positivo no desenvolvimento econômico regional e nacional.

Atlas Solar do Amapá

O primeiro Atlas Solar do Amapá, lançado em agosto de 2024, pelo governador Clécio Luís e o senador Davi Alcolumbre, marcou a criação de caminhos para garantir a segurança energética do estado e o desenvolvimento econômico e social com energia limpa. O Atlas Solar contém mapas georreferenciados com as regiões mais promissoras em recurso energético solar no estado, incluindo a estimativa do potencial técnico e econômico. Segundo o documento, o Amapá tem a capacidade instalável de 56 gigawatts, representando 50 vezes mais que a produção energética atual do estado e 25% da nacional.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!