De Olho nos Olhinhos: campanha no Amapá leva informação e diversão para crianças no HCA e PAI sobre prevenção do câncer ocular
Iniciativa apoiada pelo Governo do Estado busca conscientizar e orientar os pais quanto à prevenção do retinoblastoma, que ocorre em crianças com menos de cinco anos de idade.

A rotina de atendimentos do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá, foi transformada em um momento de informação e alegria, na tarde da terça-feira, 16. Pacientes e acompanhantes participaram de uma ação educativa sobre a importância de manter consultas oftalmológicas regulares como forma de identificar precocemente doenças como o retinoblastoma, câncer ocular que afeta crianças, a maioria na faixa etária de zero a cinco anos.
A ação integra a campanha nacional “De Olho no Olhinho”, lançada em Macapá pelo Governo do Estado no último sábado, 13, para conscientizar e prevenir o câncer ocular infantil. Esta é a primeira vez que o Amapá participa de forma mais abrangente da mobilização, reforçando a necessidade do diagnóstico precoce e da conscientização das famílias.

Momento de cuidado e diversão
As atividades ocorreram em duas etapas. Às 16h, crianças internadas foram reunidas no hall do HCA para um encontro lúdico, onde receberam kits da campanha — compostos por livro de pintura, massinha de modelar, giz de cera e material informativo sobre o retinoblastoma. Em seguida, equipes de enfermagem visitaram enfermarias do HCA e todas as instalações do PAI, levando os kits e orientações diretamente aos leitos.

Para a Adriana Cardoso, mãe da pequena Ana Elisa, de 2 anos, o momento representou um momento importante. É que a filha tem estrabismo, um dos sintomas que pode indicar a doença, e atendeu ao chamado da campanha no HCA em busca de orientação.
“Desde muito pequena, percebi que ela tinha um desvio nos olhos. Procurei especialistas em 2022, mas como moro em Tartarugalzinho, ficou complicado seguir com a rotina de exames. Vi a divulgação da campanha nos veículos de comunicação, e vim aqui em busca de orientação, para seguir com o tratamento até chegar a um diagnóstico. Esse tipo de ação ajuda a gente a entender melhor e buscar os cuidados necessários”, relatou a mãe.

Informação que acolhe
Segundo a responsável técnica do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Infantil do HCA, Gardênia Araújo, que coordenou a blitz educativa, a metodologia busca unir orientação e ludicidade.

“Além do kit infantil, os pais recebem uma cartilha com os principais sinais que podem indicar o retinoblastoma e os cuidados necessários. O estrabismo, por exemplo, como ocorre com a filha da dona Adriana, pode estar ligado à doença, mas também a outras condições. Por isso é tão importante investigar cedo e dar continuidade ao acompanhamento médico. Essa família agora retorna aqui para dar continuidade aos exames até que se chegue a um diagnóstico”, explicou Gardênia.
A ação também trouxe leveza para outras crianças. O pequeno Pedro Gael Soares se animou ao receber o kit de pintura. A mãe, Thaysa Soares, ressaltou a importância do cuidado preventivo:
“Sempre fiz todos os testes recomendados e sei da importância do teste do olhinho. Essa blitz quebrou a rotina dele no tratamento e o deixou mais animado. O Governo está de parabéns por essa iniciativa”, elogiou Thaysa.

Compromisso com a saúde

Para a diretora do HCA, Cleude Rodrigues, o engajamento do Amapá na campanha nacional reforça a responsabilidade do Estado em garantir saúde pública de qualidade:
“Nosso compromisso é cuidar das nossas crianças com carinho e responsabilidade, oferecendo informação, prevenção e acesso aos serviços de saúde que podem salvar vidas.”
Com ações como a blitz educativa integrada à campanha ‘De Olho no Olhinho’, o Governo do Amapá reafirma sua prioridade em promover saúde integral e qualidade de vida às crianças e famílias atendidas pelo SUS.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!