Com apoio do Governo do Estado, delegação recorde do Amapá participa da 5ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, em Brasília
Evento não era realizado há sete anos e tem como tema: “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

Com número recorde de 29 delegados, sendo 25 estaduais e quatro temáticos, o Amapá participa da 5ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, a Conapir, em Brasília–DF. O evento iniciou na segunda-feira, 15 e segue até a sexta-feira, 19, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reunindo representantes de todos os Estados.
Este ano, o tema da 5ª Conapir é “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. O evento não era realizado há sete anos; a abertura oficial contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O Amapá se faz presente com representantes de 14 dos 16 municípios, que participam do evento, sob a coordenação da Fundação Estadual de Igualdade Racial (Feppir-Fundação Marabaixo) e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir). Durante cinco dias de debates e trocas de experiências, delegadas e delegados participarão de grupos de trabalho, plenárias e de eixos e xirês (roda ou dança, em Yorubá) de discussão.
Os delegados amapaenses foram eleitos nas etapas municipais da conferência. A etapa estadual se deu em um grande evento, no mês de julho, na comunidade de Mazagão Velho, durante a tradicional Festa de São Tiago.

Ângela Miranda, técnica da Fundação Marabaixo, secretária executiva do Coepir e coordenadora das etapas municipais e estadual, destaca que o maior cuidado foi a garantia da representatividade dos municípios.
“No primeiro semestre, percorrermos os municípios para promover o debate e garantir a escolha democrática de seus representantes. Esse compromisso foi reiterado na etapa estadual e agora chegamos a Brasília, para reforçar esse debate, apresentar avanços e, claro, fazer as devidas reivindicações”, destaca Ângela.
Amapá Quilombola regulamentado e implementado
A ida da delegação amapaense à 5ª Conapir reforça o compromisso do Governo do Amapá com a população negra e quilombola do Estado, como destaca a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos. Ela destaca com um dos principais avanços a implementação do Programa Amapá Afro.
“O governador Clécio Luís reafirma o compromisso com nossa população afro-amapaense, mediante projetos, ações afirmativas e políticas públicas. O maior exemplo disso é o programa Amapá Afro, regulamentado após uma espera de quinze anos e nos últimos três anos vem de fato sendo implementado pela Fundação Marabaixo, tanto na execução quanto por parcerias”, enfatiza Josilana.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!