'Eu incentivo muito, é um orgulho enorme', diz mãe de filho participante do desfile cívico-estudantil de 13 de Setembro
Camila Reis, de 31 anos, é uma das que foi contemplar apresentação de 65 unidades educacionais da Região Metropolitana no Sambódromo de Macapá.

A emoção das famílias, o orgulho e o sentimento de pertencimento dos estudantes tomaram conta do desfile cívico das escolas públicas para celebrar a criação do ex-Território Federal do Amapá. Com o tema “Amapá na COP30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, a cerimônia foi realizada no sábado, 13, no Sambódromo de Macapá.
O brilho nos olhos dos pais e o entusiasmo dos estudantes deram o tom do evento. Na arquibancada, Camila Reis, de 31 anos, mãe do jovem Bruno Reis, de 14 anos, aguardava ansiosa o momento do desfile.
"Para mim é um momento único saber que meu filho está participando, servindo. Futuramente ele pode representar o nosso Brasil. Eu incentivo muito. É um orgulho enorme", disse Camila, emocionada.

A mesma emoção foi compartilhada por Elinelma Santos, que acompanhou o desfile da filha Mariana de Souza Ramos, de 17 anos, aluna da Escola Estadual Igarapé da Fortaleza.
"Sinto muito orgulho e emoção. A escola militar contribuiu muito com a disciplina e a formação dela. Hoje vejo uma jovem totalmente diferente, comprometida, e a escola teve papel essencial nisso", compartilhou Elinelma.

Para os estudantes, o desfile foi expressão de orgulho, superação e participação ativa na sociedade. Os grupos se concentraram no Estádio Zerão, por volta das 17h, e de lá saíram marchando para a avenida do Sambódromo.
"Participar dos desfiles é uma honra. Eu represento o Amapá também como atleta paralímpica. Hoje, represento minha escola com orgulho. É sempre uma emoção como se fosse a primeira vez", destacou a estudante Ana Paula de Jesus Moura, 16 anos, do 9º ano da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto.

O colega Mateus Dias, 14 anos, da mesma escola, também expressou a importância do ato cívico na formação do cidadão.
"É uma honra. Eu posso mostrar a história do povo brasileiro e do Amapá. Mesmo sem querer seguir carreira militar, participar me dá orgulho e senso de responsabilidade", disse.

A jovem Pérola Garcia, 14 anos, da Escola Estadual Professor Antônio Munhoz, desfilou pela terceira vez consecutiva e falou com maturidade sobre o que sente.
"Me sinto privilegiada por representar minha escola e mostrar que a gente se importa com o nosso Brasil", finalizou.

Tradição que permanece com a juventude
Um exemplo dessa continuidade é o de Wilkerson Nascimento, 18 anos, ex-aluno da Escola Estadual Gonçalves Dias. Mesmo após concluir o ensino médio, ele segue desfilando com o grupo de bandas e fanfarras.
"Desde os 8 anos estou na banda. Nunca parei. É alegria e honra estar aqui mais uma vez representando a escola", conta Wilkerson.

Para muitos estudantes e pais, esse modelo de gestão compartilhada tem trazido avanços não apenas no desempenho acadêmico, mas principalmente na formação de valores como disciplina, respeito e responsabilidade.
Escolas de Gestão Compartilhada
Administradas em parceria entre o Governo do Amapá, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, o estado conta com seis unidades que atendem 4.744 alunos do ensino fundamental II e ensino médio. São elas, Antônio Messias Gonçalves da Silva, Afonso Arinos, Igarapé da Fortaleza, Risalva Freitas do Amaral, Antônio Ferreira Lima Neto e Antônio Munhoz.
O modelo foi implantado em 2017 e, de lá para cá, tem apresentado melhoras significativas nos índices do IDEB, aumento nas aprovações do Enem e redução da evasão escolar.
Desfile das Escolas Estaduais de 13 de setembro
O desfile das escolas estaduais, realizado no Sambódromo de Macapá, é parte da programação que marca o dia 13 de setembro, data que celebra a criação do antigo Território Federal do Amapá, instituído em 1943. A celebração reforça o compromisso do Governo do Estado com o futuro sustentável, em sintonia com os debates globais da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém/PA.
Com o tema “Amapá na COP30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, o desfile representou uma afirmação coletiva de identidade, pertencimento e fé no futuro. Estudantes e famílias mostraram que o civismo não se aprende apenas nos livros, mas também no coração, no passo firme de cada desfile, e na voz que se levanta com orgulho para dizer: "Esse é o meu Estado, esse é o meu Brasil!"
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!