Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes de 65 escolas, inclusive 6 militares e de gestão compartilhada, mostram ‘garbo e disciplina’ no Desfile Cívico-Estudantil 2025

Bandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além do Grupo Escoteiro do Mar Marcílio Dias, abrilhantaram a programação da Semana da Pátria e a criação do antigo Território Federal do Amapá.

Por Breno Pantoja
14/09/2025 15h35
As seis escolas militares e de gestão compartilhada desfilaram com 400 alunos

O Desfile Cívico-Estudantil 2025, alusivo ao 13 de setembro, data que marca a criação do antigo Território Federal do Amapá, e a Semana da Pátria, levou milhares de pessoas à Avenida Ivaldo Veras, do Sambódromo, em Macapá, no sábado, 13. Entre as 65 escolas estaduais participantes, seis instituições de gestão compartilhada se destacaram: Antônio Messias Gonçalves da Silva, Afonso Arinos, Igarapé da Fortaleza, Risalva Freitas do Amaral, Antônio Ferreira Lima Neto e Antônio Munhoz.

Com o tema “Amapá na COP 30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, os pelotões formados pelos estudantes trouxeram mensagens sobre a importância da preservação ambiental, participação popular, bioética, cultura, diversidade regional, entre outras. A programação foi acompanhada pelo governador Clécio Luís, pela secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, e pelo comandante-geral da Polícia Militar do Amapá, coronel PM Lielson Milburges da Costa Junior, que prestigiaram a passagem dos pelotões e a execução dos hinos no palanque oficial.

A programação foi acompanhada pelo governador Clécio Luís, pela secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, e pelo comandante-geral da Polícia Militar do Amapá, coronel PM Lielson Milburges da Costa Junior

Bandas militares e escoteiros abrilhantaram o desfile

A Banda da Polícia Militar do Amapá abriu a programação com muita animou o público

A Banda da Polícia Militar do Amapá, patrimônio cultural do povo amapaense, abriu a programação sob a regência do capitão Magno, com músicos que tocaram saxofone, trompete, flauta, tuba e percussão.

Em seguida, a Banda do Corpo de Bombeiros, fundada em 1996 e sob o comando do capitão Couto, apresentou sete músicos em instrumentos de sopro e percussão. Também participou o Grupo Escoteiro do Mar Marcílio Dias, com 78 anos de história, promovendo formação cidadã em parceria com a Marinha do Brasil.

Preparação, disciplina e civismo

O major Leandro Cruz, diretor da Escola Estadual Afonso Arinos, ressaltou o simbolismo da data:

“O treino de ordem unida é contínuo. Neste último mês, intensificamos os ensaios para que os alunos mostrassem garbo, disciplina e civismo. Este desfile celebra os valores da pátria e do nosso Amapá”, afirmou o major.

Major Leandro Cruz, diretor da Escola Estadual de Gestão Compartilhada Prof Afonso Arinos

Kartiúcia Magalhães, coordenadora da Escola Lima Neto, explicou que a disciplina faz parte da rotina escolar:

“Todos os dias, eles cantam os hinos, erguem a bandeira e aprendem a respeitar a equipe escolar. Essa disciplina foi mostrada hoje na avenida”, disse a coordenadora.

A Coordenadora da Escola Lima Neto, Kartiúcia Magalhães

Conheça um pouco das escolas militares e de gestão compartilhada
As seis escolas desfilaram com aproximadamente 400 alunos, incluindo estudantes do Ensino Médio, Ensino Fundamental e da Educação Especial. Divididos em pelotões, eles demonstraram garbo, disciplina e civismo, reforçando o compromisso dessas instituições com a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios acadêmicos e sociais.

Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva
Pioneira do modelo militar no estado desde 2017, a escola atende 1.041 alunos e está sob o comando do capitão Leal. No desfile, participaram estudantes da 3ª série do Ensino Médio, alunos destaque e alunos atípicos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A equipe da Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva

Escola Estadual Afonso Arinos
Sob gestão da Polícia Militar, a escola alcançou diversas conquistas acadêmicas: reduziu a distorção idade-série de 49% para 4%, implantou o Ensino Médio em 2020 e manteve-se entre os primeiros colocados no ENEM no Amapá nos últimos três anos. Também conquistou medalhas em olimpíadas nacionais de Matemática, Ciências, Química, Língua Portuguesa e Inglesa.

A Escola de Gestão Compartilhada Afonso Arinos, do município de Santana presente no desfile com aproximadamente 100 alunos devidos em três pelotões

Escola Estadual Igarapé da Fortaleza
Localizada no bairro homônimo, tornou-se escola militar em 2020. Participou do desfile com dois pelotões formados pelos concluintes da 3ª série do Ensino Médio e apresentou os professores, responsáveis por melhorar a qualidade educacional da instituição.

Equipe da Escola Estadual de Gestão Compartilhada Igarapé da Fortaleza, de Santana

Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral
Em gestão compartilhada com o Corpo de Bombeiros desde 2017, a escola atende 800 alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. No desfile, os estudantes representaram o lema da escola: “Educar é salvar vidas”.

A Escola Estadual de Gestão Compartilhada Risalva Freitas no desfile

Escola de Gestão Compartilhada Prof. Antônio Ferreira Lima Neto
A gestão compartilhada com o Corpo de Bombeiros começou em fevereiro de 2025. O desfile teve como tema “Amapá na COP 30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento” e subtema “Educação e Cidadania: Construindo um Novo Dia”, evidenciando o compromisso da escola com a formação de cidadãos conscientes, resilientes e proativos.

A equipe da escola Antônio Ferreira Lima Neto

Escola Estadual Professor Antônio Munhoz Lopes
Localizada no Conjunto Residencial Macapaba, a escola atua em três turnos e atende cerca de 1.460 alunos. O subtema do desfile foi “Cidadania e Direitos Fundamentais: Princípio das Relações Sociais”, com apresentações que reforçaram valores como respeito, inclusão, justiça social e sustentabilidade.

Escola Estadual Professor Antônio Munhoz Lopes

UNIBE Pré-Militar
Com tradição no ensino preparatório e foco em disciplina, a UNIBE destaca-se pela formação de cidadãos conscientes, combinando alto rendimento acadêmico, civismo e ética.

A instituição Pré-Militar Unibe se fez presente na ocasião

A emoção da juventude
O brilho nos olhos da estudante Mariane Marinho, de 14 anos, resumiu a emoção da juventude. Aluna do 9º ano da Escola Antônio Ferreira Lima Neto, ela participou pela primeira vez do desfile:

“É muito emocionante e gratificante representar nossa escola. Muitas vezes olham para nós de forma errada, mas hoje mostramos disciplina, ensino avançado e inclusão. Espero que as pessoas passem a ver a Lima Neto com orgulho”, contou Mariane.

A estudante Mariane Marinho

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação