Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Amapá apresenta projeto literário produzido por estudantes em privação de liberdade no Seminário Nacional da EJA

Livro ‘Liberdade em Versos’ reúne poesias escritas por alunos da Escola Estadual São José, no Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen).

Por Breno Pantoja
12/09/2025 14h00
o Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA), marca um ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo

O Governo do Amapá apresentou, na última segunda-feira, 9, em Brasília, uma experiência inovadora no Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que marca um ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo. O destaque foi o lançamento do livro Liberdade em Versos: valorizando escritores no cárcere, produzido por estudantes da Escola Estadual São José, localizada dentro do Instituto Penitenciário do Estado.

A obra é resultado da oficina “Palavras que Libertam”, conduzida pela professora Aline Raiol, que trabalhou a poesia como instrumento de reflexão, resistência e esperança para os alunos em privação de liberdade. Durante meses, eles participaram de círculos de cultura e aulas de língua portuguesa, desenvolvendo produções autorais que agora estão reunidas no livro.

“O objetivo principal era proporcionar um espaço de expressão e escuta, por meio da poesia, no sentido de ressignificar experiências e vivências no contexto prisional. A partir das oficinas, os estudantes iniciaram produções autorais que resultaram no livro Liberdade em Versos”, explicou Ingrid Alves, Gerente do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja).

Ingrid Alves, Gerente do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos

Programação do seminário

O evento, organizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), iniciou no dia 9 de setembro e segue até o dia 11, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores do Ministério da Educação (CETREMEC), em Brasília (DF). A programação inclui painéis sobre governança, participação social e busca ativa, além de debates sobre diversidade na oferta da EJA e formação de professores.

No segundo dia, 10, foram apresentados os Cadernos do Ensino Médio EJA, desenvolvidos em parceria com a UNESCO, e a série audiovisual “E aí, professora”, da Fundação Roberto Marinho. Também foi divulgada a pesquisa “Retorno Econômico da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no Brasil”, reforçando o impacto social e econômico da modalidade.

O encerramento, no dia 11, conta com oficina de monitoramento da governança do pacto, reuniões ordinárias dos fóruns nacionais e avaliação coletiva das ações.

Momento de acolhida mística marcou a abertura do Seminário Nacional da EJA, reunindo representantes de todos os estados em uma roda simbólica de união e esperança

Experiência amapaense

Além de valorizar a produção literária dos internos, o projeto da Escola São José reforça a dimensão humanizadora da educação, mostrando que o acesso ao conhecimento é capaz de transformar trajetórias e gerar novas perspectivas de vida.

“Esse trabalho nasce da formação em serviço que as escolas da EJA estão recebendo. Nossa proposta é fortalecer pedagogicamente as unidades e garantir que experiências como a da Escola São José possam inspirar outras práticas”, acrescentou Ingrid.

O seminário reuniu representantes de todos os estados, universidades, movimentos sociais e gestores públicos, fortalecendo compromissos nacionais para ampliar o direito à educação de jovens, adultos e idosos e reafirmar o pacto contra o analfabetismo.

Além do lançamento do livro, o projeto também ganhou destaque no 12º Círculo de Cultura Virtual da EJA, realizado em parceria pelo MEC e o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), na noite desta terça-feira, 10. A professora Aline Raiol, responsável pela oficina Palavras que Libertam, compartilhou a experiência da Escola São José no encontro, que integra a formação em serviço dos professores da modalidade em todo o país.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação