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EXPOFEIRA DO BILHÃO

‘São R$ 1,1 bilhão em negócios éticos que impulsionam o desenvolvimento do Amapá', destaca governador Clécio Luís durante o balanço da 54ª Expofeira

Com recorde de público e impacto direto na geração de empregos, a grande vitrine de negócios do Brasil consolidou o Amapá no cenário nacional como polo de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Por Winicius Tavares
11/09/2025 14h36
Evento movimentou mais de R$ 1,1 bilhão em negócios e consolidou o Amapá no cenário nacional

Com números históricos, a 54ª Expofeira do Amapá foi consagrada pelo governador Clécio Luís nesta quinta-feira, 11, como a maior já realizada. No Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, entre 30 de agosto e 7 de setembro, o evento movimentou mais de R$ 1,1 bilhão em negócios, atraiu cerca de 2,6 milhões de visitantes e registrou, durante a sua realização, a marca expressiva de 100 mil empregos formais no estado.

“A grande vitrine de negócios éticos do Brasil que impulsionam o desenvolvimento do Amapá movimentou R$ 1,1 bilhão e foi por meio de negócios, porque isso que é importante. Não é esmola ou de um outro tipo de medidas de compensação. Começamos a caminhar com as nossas próprias pernas e tudo que for preciso, nós do governo vamos fazer para atrair novas empresas, manter as que já estão, para incentivar o empreendedorismo local, gerar emprego. Esse foi e sempre será o papel da Expofeira", destacou Clécio Luís.

Governador Clécio Luís consagra a 54ª Expofeira como a maior já realizada no estado

Além disso, foram contabilizados mais de 787 mil veículos em circulação durante os nove dias de programação, com uma média diária de 288 mil pessoas, a maior ja registrada na história. Para o vice-governador Teles Júnior, o resultado é reflexo do talento da população, da mobilização da sociedade e do empenho dos empreendedores e dos agentes culturais.

“Eu acho que todos nós, unidos enquanto povo, fizemos um grande show. Consolidamos uma das maiores feiras do Brasil. E olha só, tem inúmeros depoimentos maravilhosos: um cidadão que pegou dois mil reais emprestados para comprar um quiosque faturou sessenta; outro que veio conhecer o estado durante a feira decidiu fixar residência no Amapá e já está montando o próprio negócio. São inúmeros relatos, basta conversar com os empreendedores, são muitos casos de sucesso”, relatou Teles.

Vice-governador Teles Júnior destacou a mobilização da sociedade e o talento dos empreendedores amapaenses

Outro dado marcante foi registrado na segurança do evento: pelo terceiro ano consecutivo, não houve ocorrências graves durante os nove dias de programação, garantindo tranquilidade ao público. O resultado é fruto do planejamento integrado das forças de segurança pública, que mobilizou mais de 600 agentes diariamente - um efetivo 35% maior em relação a 2024.

Coordenador-geral da 54ª Expofeira, Richard Madureira

"A organização da Expofeira foi pensada para chegar a esse resultado, em todas as suas partes. Tivemos um planejamento estratégico de segurança, transporte, trânsito, saúde, prevenção e inclusão. Em execução foi, sem dúvida, a maior e melhor planejada Expofeira de todos os tempos", enfatizou o coordenador-geral da 54ª Expofeira do Amapá, Richard Madureira.

A boa organização também foi reconhecida pelo público. Pesquisa do Instituto Opinião apontou que 88,5% dos visitantes avaliaram positivamente a feira e 98,6% aprovaram a decisão do Governo do Estado de retomar a maior feira de negócios da Amazônia - compromisso assumido pelo governador Clécio Luís ao iniciar sua gestão e cumprido ano após ano.

Distribuição dos R$ 1,1 bilhão em negócios

A 54ª Expofeira do Amapá movimentou recursos em diferentes setores da economia, fortalecendo desde grandes investimentos até iniciativas voltadas a pequenos empreendedores. Confira:

  • R$ 139 milhões – Operações de crédito e financiamento com o Banco da Amazônia (Basa)
  • R$ 582 milhões – Negociação com a Mina Tucano, consolidando a mineração como um dos motores da economia.
  • R$ 15 milhões – Projetos de Reurb, garantindo avanços em regularização fundiária.
  • R$ 12,6 milhões – Setor de gastronomia, impulsionado pela diversidade culinária da feira.
  • R$ 6 milhões – Vendas de concessionárias de veículos.
  • R$ 24 milhões – Negócios no setor imobiliário.
  • R$ 7,2 milhões – vendas de empreendedores populares.
  • R$ 609 mil – Empresas do Selo Amapá, voltadas à valorização da produção local.
  • R$ 575 mil – Programa Minha Primeira Empresa, incentivando novos negócios.
  • R$ 5 milhões – Comercialização no setor de bebidas e entretenimento.
  • R$ 1,5 milhão – Parque de diversões instalado no espaço da feira.
  • R$ 540 mil – Operação do estacionamento do Parque de Exposições.

Agronegócio

O agronegócio também teve destaque na feira, com investimentos que reforçam a produção rural e a modernização do campo.

  • R$ 139,5 milhões – Plano Safra, voltado ao financiamento da produção agrícola.
  • R$ 95 milhões – Aquisição de máquinas agrícolas e implementos da Codevasf.
  • R$ 12 milhões – Amapá AgroSummit, com foco em inovação e tecnologia no campo.
  • R$ 2 milhões – Leilões e comercialização direta de animais e produtos.
  • R$ 124 mil – Negócios dos expositores do Rurap.
  • R$ 127 mil – Vitrine do Produtor, espaço dedicado a pequenos agricultores.

Confira outros números:

  • Relações Comerciais

A 54ª Expofeira do Amapá também se destacou como espaço de fortalecimento das relações comerciais. O evento reuniu mais de 100 empresários do Brasil e do mundo, como a Câmara de Comércio entre Brasil e China. Uma delegação da Guiana Francesa, composta pelo Centro Técnico de Gestão (CTG), pela Câmara de Comércio e pelo Comitê de Turismo, também participou das agendas.

Além disso, estiveram presentes instituições estratégicas como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Petrobras Transporte (Transpetro), a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), além da própria Petrobras, que participou pela primeira vez com um estande exclusivo do setor de petróleo e gás

  • Turismo

O impacto no turismo foi expressivo. Durante os nove dias de programação, os hotéis e pousadas do centro de Macapá registraram 100% de ocupação, chegando a 98% no total da capital. O movimento também foi intenso nos portos e terminais: cerca de 7 mil turistas desembarcaram no aeroporto internacional de Macapá, enquanto mais de 13 mil cruzaram a Ponte Binacional. A rodoviária da capital também recebeu 2,6 mil passageiros.

  • Sustentabilidade

A feira adotou medidas de cuidado ambiental e de gestão de resíduos. Foram instalados 650 pontos de coleta de lixo em todo o Parque de Exposições, o que resultou na retirada de 131 toneladas de resíduos. Desse total, 3 toneladas foram destinadas à reciclagem, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

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