Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO E INCLUSÃO

Governo do Amapá promove oficina para confecção de portfólio para mulheres empreendedoras em Macapá

Técnicos do Comitê de Cultura do Amapá ministraram oficina de confecção de portfólio para mulheres empreendedoras

Por José Maria da Silva
11/12/2025 16h02
Participantes da Oficina de Portifólio receberam atentamente as orientações

O Governo do Amapá tem feito investimentos em políticas públicas para promover capacitação das mulheres inscritas no banco de dados da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), com a administração de cursos em diversas áreas, cujo objetivo principal é fazer com que elas se tornem empreendedoras.

Diante disso, técnicos do Comitê de Cultura do Amapá capacitaram as inscritas em produção de portfólio na terça-feira, 9. O compilado já é uma exigência de todos os processos de concorrência pública, em que consta nos editais para os participantes apresentarem seus trabalhos à coordenação do certame. Ele vai além de um currículo onde, por meio de ilustrações, mostra o que a pessoa sabe fazer de fato.

Adriana Rodrigues, coordenadora metodológica do Comitê de Cultura

“O portfólio é uma ferramenta que a pessoa tem para organizar seus trabalhos, elencando suas experiências, servindo como uma vitrine prática e demonstrar habilidades, competências e qualificações para cliente”, disse a coordenadora metodológica do Comitê da Cultura, Adriana Rodrigues.

Uma das participantes é a Nicoly Raylana de Almeida, 25 anos, ela confecciona artesanato de crochê com pontos baixos, ou seja, miniaturas de animais como, tartarugas, baleias, imagens sacras, frutas entre outros.

"Esses produtos são conhecidos como “amigurumis”, nome de origem japonês, que se popularizou mundialmente para criar bichinhos, personagens e objetos variados. A palavra vem do japonês "ami" (malha/tricô) e "nuigurumi" (bichos de pelúcia)", explicou Nicoly, que é formada em engenharia florestal e acadêmica do curso de enfermagem. 

Artesã Nicoly Almeida confecciona miniaturas de crochê conhecido como amigurumis

A artesã Luana Ferreira das Neves, 38 anos, disse que desde 8 anos aprendeu com a mãe a tecer o crochê e tricô, fabricando produtos maiores como por exemplo, toalhas de mesa, capas de bebedouros, almofadas. Na ocasião, ambas tiveram a oportunidade de obter a carteira nacional de artesã, podendo participar de eventos em qualquer lugar do Brasil.

Artesã Luana Ferreira recebe instrução para adquirir a Carteira Nacional de Artesã

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!