Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO 54ª EXPOFEIRA DO AMAPÁ

54ª Expofeira do Amapá deixa prospecção de novos negócios e fortalecimento dos setores econômicos

Diferentes iniciativas inovadoras foram levadas o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Cristiane Nascimento
12/09/2025 09h00
Diferentes iniciativas inovadoras foram levadas o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá

A 54ª Expofeira do Amapá encerrou no domingo, 30, e a edição 2025 do evento se consolida com a maior já realizada. A maior vitrine de negócios da Amazônia movimentou a economia do estado e antes mesmo de começar efetivamente foi determinante para o alcance da marca de mais de 100 mil empregos formais no estado. Diferentes iniciativas foram levadas o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, para fortalecer ainda mais o segmento econômico.

Entre as diversas ações desenvolvidas pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) houve uma programação especial para o segmento de petróleo e gás, em que foram realizadas exposições de empresas dessa cadeia produtiva, como Petrobras, Transpetro, Cia Brasileira Offshore (CBO), proporcionaram conexões e compartilhamento de experiências.

A Petrobras fez exposição sobre programas de responsabilidade social e filmes sobre petróleo por meio da tecnologia de realidade virtual, a Transpetro apresentou negócios das empresas de transporte e distribuição de petróleo e derivados por meio da tecnologia de realidade virtual, e o Grupo CBO apresentou três maquetes de barcos de apoio offshore, utilizados para suporte ao abastecimento de plataformas de petróleo.

Resultados

Foram realizados aproximadamente mais de 5 mil atendimentos durante os nove dias do evento e diferentes rodadas de negócios, com 18 empresas compradoras, 59 fornecedoras, além de 225 reuniões entre compradores e fornecedores, com total de negócios, estimado na avaliação dos compradores, em 2,4 milhões.

“A 54ª Expofeira superou todas as nossas expectativas. Conseguimos, em um trabalho conjunto com várias secretárias, consolidar um evento de negócios que efetivamente passa a compor o calendário dos maiores do segmento do agronegócio no Brasil. Nós celebramos o alcance da marca de mais de 100 mil empregos gerados dentro do estado e nós conseguimos levar diversas alternativas para o Parque de Exposições da Fazendinha que fortaleceram ainda mais o futuro econômico, com destaque para as ilhas de conhecimento que nós criamos, a partir da estrutura da Agência Amapá em que nós tivemos a presença da Petrobras, da TransPetro, com a presença do presidente da companhia e da CBO, que demonstrou todo o interesse de estar no Amapá”, destacou o presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga.

O gestor ressaltou ainda a forte presença das empresas do Selo Amapá, com 38 estandes, em que os empreendedores puderam vender os seus produtos, interagir com o público e fortalecer a sua marca, com alcance de resultado muito positivo e ainda a realização do Agro Summit, voltado para o agronegócio.

“Os trabalhadores ficaram muito felizes e se encantaram com a organização da feira, com a maneira como os consumidores se comportaram esse ano. Além disso nós também organizamos, por meio de uma emenda do deputado estadual Júnior Favacho, o primeiro Agro Summit e conseguimos reunir em um polo específico voltado para agronegócio, discussões de alto valor, direcionadas para questões fundiárias, concessões de crédito, técnicas de plantio, leilões de gado e isso movimentou um número grande de negócios gerados dentro da Expofeira, sendo só nesse quesito, mais de R$ 12 milhões, mas a partir de uma perspectiva de negócios além da Expofeira, esses números trazem resultados que duplicam ou até triplicam o volume de negócios gerados dentro dos dias de realização do evento”, finalizou Pitaluga.

O Governo do Estado lançou, ainda, sob a coordenação da Agência Amapá, a 6ª Edição do Programa Minha Primeira Empresa, com a oferta de 130 vagas para concessão de crédito, reforçando as medidas de apoio e fomento ao empreendedorismo, que integram o Plano de Governo da atual gestão. Foram lançados 6 editais voltados para diferentes segmentos econômicos para atender potenciais empreendedores que desejam implantar ou expandir novos negócios no estado. 

A Diretoria de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência Amapá acompanhou a participação das empresas ligadas aos Programas Amapá Solar e Selo Amapá nos Pavilhões Expo Amazônia e de Inovação e fez o acompanhamento e avaliação diária dos resultados econômicos e financeiros dos participantes.

Empresas do setor de energia e eletromobilidade veicular também apresentaram soluções inovadores durante o evento. Houve ainda empresas de diversos setores da economia apresentando seus produtos certificados com o Selo Amapá, especialmente dos oriundos da bioeconomia amapaense.

Empreendedores puderam vender os seus produtos, interagir com o público e fortalecer a sua marca

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve ultrapassar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.

A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.

Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:

30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!