Superintendência de Vigilância em Saúde garante inspeções em estandes, palestras educativas e vacinação na 54ª Expofeira do Amapá
Atividades também apontam distribuição de insumos, atendimentos clínicos e atividades que fortaleceram a promoção da saúde no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Durante a realização da 54ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado realizou diversas ações de vigilância em saúde no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. As atividades envolveram a distribuição de insumos de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inspeções em estandes e áreas de trabalho, atendimentos clínicos, palestras educativas e orientação sobre combate ao trabalho infantil.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/AP) coordenou os projetos. Foram distribuídos mais de 230 mil insumos de prevenção, entre preservativos externos e internos, géis lubrificantes e dispensadores, além de 249 atendimentos clínicos e 78 inspeções técnicas em ambientes de trabalho, que resultaram na identificação de situações de risco e no encaminhamento de trabalhadores ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Também foram entregues 250 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a empreendedores da feira e realizadas atividades educativas com visitantes e expositores.

Para o superintendente da SVS, Cássio Peterka, os resultados demonstram a relevância da atuação integrada da saúde pública em eventos de grande porte.
“A Expofeira nos permitiu aproximar a vigilância em saúde da população. Nosso objetivo é proteger vidas, orientar trabalhadores e garantir que saúde e cidadania caminhem juntas”, destacou.

O Núcleo de Vigilância Sanitária (NVS) realizou uma programação especial no estande. A iniciativa contou com a entrega de mais de 250 kits de Equipamentos de Proteção Individual (máscaras, toucas e luvas) a empreendedores da feira, reforçando boas práticas de higiene na manipulação de alimentos.
Além disso, o público foi envolvido em 83 abordagens na dinâmica “Mito ou Verdade”, com perguntas sobre higienização, armazenamento e descongelamento de alimentos. A atividade contou com brindes educativos e demonstração prática do uso de hipoclorito e água sanitária para higienizar frutas e verduras, com a entrega de mais de 25 frascos à população.
As ações garantiram aproximação direta da Vigilância Sanitária com visitantes e empreendedores, fortalecendo a promoção da saúde e a prevenção de riscos alimentares. O balanço destacou resultados expressivos de adesão e participação, consolidando o papel do NVS/SVS como referência em segurança alimentar.

No espaço de imunização a SVS aplicou aproximadamente 5 mil vacinas em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Todas as doses do Calendário Nacional de Vacinação estiveram disponíveis, garantindo proteção contra diversas doenças.
De acordo com a SVS, a iniciativa contribui para elevar a cobertura vacinal no estado e reforça o compromisso do Governo do Amapá com a prevenção e a saúde pública.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebeu shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!