Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CENTRO DE RADIOTERAPIA

'Iniciar minha radioterapia no Amapá é uma felicidade', diz um dos primeiros pacientes atendidos pelo Governo do Estado

Vagner Bispo da Silva, de 27 anos, enfrenta há mais de um ano um câncer de testículo e na quarta-feira, 11, passou pela avaliação inicial.

Por Karla Marques
12/12/2025 09h15
Vagner Bispo da Silva foi um dos primeiros pacientes a realizar consulta no Centro de Radioterapia do Amapá

O início dos atendimentos no novo Centro de Radioterapia do Amapá, inaugurado pelo Governo do Estado, já está mudando a rotina e a esperança de pacientes oncológicos. Nesta quarta-feira, 11, Vagner Bispo da Silva, de 27 anos, esteve na unidade para sua primeira consulta, etapa essencial para dar início ao tratamento radioterápico. Ele foi um dos primeiros pacientes acolhidos pela equipe.

Morador do Amapá e natural do Pará, Vagner enfrenta há mais de um ano uma luta intensa contra um câncer de testículo. Nesse período, passou por duas cirurgias e nove sessões de quimioterapia. A expectativa era de que o próximo passo do tratamento o levasse para fora do estado, longe da família. Mas a inauguração do centro mudou seu destino e devolveu sua tranquilidade.

“Iniciar minha radioterapia aqui é uma felicidade muito grande, porque vou estar perto da minha família e ter mais conforto”, conta o jovem, emocionado.

Primeiro Centro de Radioterapia do Amapá está localizado no bairro Infraero II, atrás do Hospital do Amor, em Macapá

Vagner descobriu o câncer após sentir dores intensas que já o impediam de se locomover. Depois da primeira cirurgia e da quimioterapia, novos exames mostraram que ainda havia lesões, o que levou a uma segunda intervenção. Com a necessidade da radioterapia, ele aguardava há dois meses para ser encaminhado a outro estado.

A distância da família e o receio sobre como seria o processo fora de casa geravam angústia.

“Eu já estava com pensamentos negativos sobre ter que viajar. Estaria longe das pessoas que convivem comigo, dos amigos, da minha família, mas com o centro inaugurado aqui no Amapá, meu coração está muito feliz”, relata.

Local foi inaugurado pelo governador do Amapá, Clécio Luís

Primeira consulta: acolhimento e informação

Ainda na quarta-feira, 11, Vagner passou pela avaliação inicial, etapa em que o médico explica o tratamento, analisa o caso, tira dúvidas e define os próximos passos. Segundo ele, o acolhimento foi essencial.

“Fui muito bem atendido. Os profissionais são receptivos, me acolheram e puder tirar todas as dúvidas. Acredito que o tratamento aqui vai ser eficaz e que eu vou conseguir vencer”, afirma.

Com a possibilidade de se tratar no próprio estado, Vagner reforça que a estrutura representa não apenas avanço tecnológico, mas dignidade.

“Acredito que esse centro vai ajudar muitas pessoas que precisam. Eu preciso muito, e agora vou passar por esse processo com minha família do meu lado, me acompanhando e me apoiando. Creio que vai ser bem evolutivo e que muito em breve vou estar curado”, diz.

O Centro de Radioterapia iniciou oficialmente seus atendimentos nesta terça-feira, 9

O começo de uma nova fase para a oncologia no Amapá

O Centro de Radioterapia iniciou oficialmente seus atendimentos nesta terça-feira, 9, começando pelas primeiras consultas e avaliações. A unidade ampliará, progressivamente, os serviços até atingir sua plena capacidade de atendimento, reduzindo deslocamentos para outros estados e proporcionando tratamento oncológico mais humanizado e acessível.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde