Governo do Amapá investe na saúde e inicia operação do novo aparelho de ressonância magnética do Hcal
O exame auxilia na identificação de tumores, doenças neurológicas, lesões musculoesqueléticas e alterações em diversos órgãos, de forma não invasiva e segura.

O Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) começou a operar o primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública de saúde, um investimento do Governo do Amapá que ampliou o acesso da população a um exame de alta complexidade, considerado essencial para diagnósticos mais precisos de diversas patologias.
A ressonância magnética é um método de diagnóstico médico que não utiliza radiação ionizante e produz imagens detalhadas de órgãos e tecidos internos, por meio de um forte campo magnético e ondas de radiofrequência. O exame auxilia na identificação de tumores, doenças neurológicas, lesões musculoesqueléticas e alterações em diversos órgãos, de forma não invasiva e segura.

A tecnóloga em radiologia do Hcal, Bruna Martins, explica que é possível realizar a maioria dos exames sem a administração do contraste, sendo esse necessário apenas em casos mais específicos, como em alguns tumores e inflamações mais complexas.
"Esta modalidade permite ampliar o volume de atendimentos e reduzir a fila de espera, garantindo que mais pacientes tenham acesso ao procedimento em menos tempo", ressaltou.
A ambientação da sala, que inclui imagens projetadas no teto para relaxar o paciente durante o exame, e a modernidade do equipamento da marca Canon, que veio direto do Japão, evidenciam a qualidade do aparelho. "Ele é de alta resolução, que reforça a capacidade do Hcal em atender exames de alta complexidade", completou Bruna.

Antes de começar a funcionar, o equipamento passou por um intenso período de testes para elevação do campo magnético. As equipes também foram treinadas em boas práticas de segurança no ambiente de ressonância magnética. O equipamento é um dos 55 aparelhos de imagem de vários tipos, distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aos hospitais.
O responsável técnico do setor de Imaginologia do Hcal, Luiz Carlos da Silva, destacou que o investimento faz parte da estratégia do Governo do Estado para modernizar a rede pública hospitalar.

“Esse é mais um avanço para a saúde do Amapá. Estamos investindo em tecnologia de ponta, que fortalece a capacidade diagnóstica do Hcal, garante mais agilidade no atendimento e melhora a qualidade do serviço prestado à população”, ressaltou.
Com o novo aparelho, o Governo do Amapá reafirma o compromisso de investir em alta tecnologia para modernizar a rede pública, garantindo diagnósticos mais rápidos e precisos para a população.
Serviço
O serviço está disponível para pacientes encaminhados pela Central de Regulação, responsável por autorizar e regular os exames médicos para as instituições de saúde que compõem a rede pública. Neste momento, o serviço está atendendo pacientes eletivos, que não necessitam ser transportados em macas ou cadeiras de rodas, e que não necessitem de aparelhos de suporte à vida, pois são incompatíveis com o campo magnético do aparelho.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!