Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODA AUTORAL

Moda Autoral e Identidade Amazônica brilham no encerramento da 54ª Expofeira do Amapá

Desfile reúne criadoras amapaenses em uma celebração da ancestralidade, da criatividade e da força feminina na moda feita à mão, com identidade amazônica

Por Redação Expofeira
09/09/2025 18h30

Colaboração de Isabel Ubaiara 

A ação foi uma parceria entre o Governo do Estado e o Coletivo Modamazon

No último domingo, 7, o encerramento da 54ª Expofeira do Amapá foi palco de um espetáculo de criatividade, ancestralidade e identidade amazônica, com um desfile de moda autoral no Espaço dos Povos Ancestrais, no Parque de Exposições da Fazendinha. A ação foi uma parceria entre o Governo do Estado e o Coletivo Modamazon.

O encontro reuniu três criadoras com 15 peças exclusivas, entre roupas e acessórios, que apresentam narrativas culturais que valorizam o fazer manual e a força das tradições locais. De acordo conselheira Estadual de Cultura do Amapá e responsável pelo processo de curadoria da Galeria das Artes R.Peixe da 54ª Expofeira, Mapige Gemaque, mais que um desfile, este momento foi uma experiência estética e poética, que reafirma a moda autoral como expressão cultural, instrumento de resistência criativa e valorização da identidade amapaense.

Mapige Gemaque

“O desfile valoriza as artesãs que atuam com economia criativa e moda autoral amapaense. Aproveitando o papel da Expofeira como vitrine de talentos e expressões culturais, realizamos esse encontro para que elas possam promover seus trabalhos e criações que traduzem a identidade da nossa terra e da nossa gente”, destacou Mapige Gemaque.

Para empreendedora e artesã da Stylo Afro, Assunção Gomes, Participar do desfile foi uma experiência muito especial, pois ela esperava por esse momento há muito tempo, 

Empreendedora e artesã da Stylo Afro, Assunção Gomes

“Cada detalhe foi pensado com muito carinho. Ver tudo acontecer foi emocionante. Esse desfile representa uma verdadeira unificação, um reconhecimento do nosso trabalho, da nossa identidade e da força da moda autoral amapaense”, relatou Assunção Gomes.

A criadora da marca Art Sol, Solange Amaral, apresentou  técnica, sensibilidade e design em criações que celebram a beleza e a diversidade local. “Sempre busco valorizar a cultura do nosso estado e da nossa Amazônia e foi ótimo porque foi uma divulgação do meu trabalho”, celebrou Solange Amaral.

Criadora da marca Art Sol, Solange Amaral
Estilista e artista têxtil da marca Camapu, Leya Oliveira

Para a estilista e artista têxtil da marca Camapu, Leya Oliveira,  cada look apresentado no desfile foi de uma coleção que conta uma história, esse ano por exemplo foi utilizado a Andiroba, planta medicinal da região amazônica como inspiração. 

“Eu sempre falo de temas regionais, sempre valorizo a nossa cultura. Eu trabalho com estampas específicas como Maracá e Cunani, processos de tingimento natural e uma moda que exalta nossas raízes culturais. Então esse momento é uma realização porque eu sempre quis fazer uma exposição artística”, afirmou Leya Oliveira. 

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve ultrapassar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.

A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.

Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:

30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura