Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO FEMININO NO AGRO

AgroMulheres Day estreia na 54ª Expofeira e celebra força feminina no campo

Evento reúne produtoras rurais, fazendeiras, agricultoras familiares, empreendedoras e mulheres ligadas ao setor para fortalecer o cenário do agronegócio amapaense

Por Redação Expofeira
08/09/2025 14h48

Colaboração de Isabel Ubaiara

AgroMulheres Day celebrou o protagonismo feminino no agronegócio amapaense 

No último domingo, 7, o AgroMulheres Day celebrou o protagonismo feminino no agronegócio amapaense com uma programação especial realizada no estande do Amapá Agro Summit, espaço estratégico voltado à difusão de conhecimento, tecnologia e inovação. Integrando a agenda da 54ª Expofeira, o evento aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha e contou com palestras técnicas para produtoras rurais, fazendeiras, agricultoras familiares, empreendedoras e profissionais ligadas ao setor agropecuário. 

Segundo a advogada, empresária, produtora rural e idealizadora do evento, Melissa Favacho, o último censo, revelou que mais de 11 milhões de mulheres atuam hoje no agronegócio brasileiro, e 34% delas estão à frente de suas propriedades, muitas da porteira para dentro, liderando na gestão, na agroindústria e nos agroserviços.

advogada, empresária e produtora rural Melissa Favacho

“O movimento AgroMulheres Amapá nasceu com o propósito de dar voz, visibilidade e fortalecer a atuação feminina no agronegócio, criando uma rede de apoio e inspiração que vai da agricultura familiar à produção em larga escala. Agora as mulheres têm um espaço para se reconhecerem e serem reconhecidas. Durante muito tempo, o homem foi o rosto visível do campo. Mas ao lado dele, sempre esteve a mulher, gerindo fazendas, cuidando do administrativo, do financeiro, da casa, e garantindo que tudo no setor produtivo funcionasse”, destacou Melissa Favacho.

Para Maria Luzinete Laurete, agricultora da Colônia Agrícola do Matapi em Porto Grande, é um evento extremamente importante, pois é um encontro de mulheres fortes, poderosas, que estão transformando o cenário do agro no Amapá. 

Maria Luzinete Laurete, agricultora da Colônia Agrícola do Matapi

“Eu sou uma pequena agricultora, mas hoje me sinto grande ao lado delas. É emocionante ver como estamos construindo um novo espaço, onde todas têm voz  desde quem atua no agronegócio até quem vive da agricultura familiar.Estamos englobando todos os tipos de produção rural do estado, e isso fortalece não só o setor, mas também a nossa autoestima”, relatou Maria Luzinete.

Programação

Entre os destaques, está a apresentação do movimento Agro Mulheres no Amapá (Mulheres que Inspiram), conduzida pela advogada, empresária e produtora rural Melissa Favacho,que compartilha sua trajetória de liderança no campo. Em seguida, a  consultora de etiqueta pela escola britânica, Cláudia Vasconcelos, apresenta a palestra Etiqueta que abre portas: A presença feminina que inspira e conquista no agro, abordando como postura e imagem fortalecem a atuação da mulher no setor. 

A especialista em desenvolvimento pessoal e gestão de fazendas, Renata Salatini, traz reflexões valiosas com a palestra Gestão que fortalece: O passo certo da mulher no agro, no qual evidencia estratégias de liderança e crescimento. Para encerrar a programação, Nubiana Oliveira, empresária, coach e escritora best-seller, conduz o painel Mulheres de coragem no agro: Posicionamento e Protagonismo, inspirando o público com histórias de superação e empoderamento.

AgroMulheres Day

O AgroMulheres Day marca a primeira edição de um movimento que tende a se tornar permanente no Amapá. Mais do que um evento, é uma plataforma de transformação social e econômica, ao estimular que mulheres fortaleçam sua presença no agro, ampliem sua capacidade de liderança e se conectem em rede.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!