'O atendimento ágil faz a diferença', diz pai após a filha receber atendimento pediátrico no posto de saúde da 54ª Expofeira do Amapá
Durval Almeida se impressionou com o acolhimento para a menina; os serviços da saúde seguem neste domingo, 7, último dia de programação da maior vitrine de negócio da Amazônia.

A rapidez nos atendimentos dos postos de saúde durante a 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, chamou a atenção do público que buscou os serviços. O visitante Durval Almeida levou as filhas para brincar no parque de diversões, mas uma delas teve uma queda de pressão, e foi prontamente atendida.
"O atendimento ágil faz a diferença, minha filha estava em um brinquedo e teve queda de pressão por não ter se alimentado direito. Os bombeiros chegaram rápido para levá-la ao posto de saúde da Expofeira, e lá ela foi atendida imediatamente e isso garante tranquilidade para mim e para quem vem curtir o evento", disse o pai, aliviado após o susto.
Entre os principais casos registrados em crianças nos dois postos de pronto atendimento montados pela Secretaria de Saúde (Sesa) dentro do Parque de Exposições da Fazendinha estão pequenas quedas durante as brincadeiras e sintomas como náuseas e dores abdominais relacionados à alimentação.

A presença dos postos fixos de saúde tem sido fundamental para oferecer acolhimento rápido e seguro às famílias. Além da equipe médica, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão de prontidão para prestar os primeiros socorros e orientar pais e responsáveis.

“A maioria dos atendimentos pediátricos foi de baixa complexidade e pôde ser resolvida no próprio local, sem necessidade de encaminhamento hospitalar. Isso mostra a importância de ter equipes preparadas em grandes eventos”, explicou a médica Kiane de Deus, que atuou nos plantões.
O Governo do Estado reforça que a estrutura montada na Expofeira segue padrões de segurança e saúde voltados para todos os públicos, com atenção especial às crianças, que exigem maior cuidado.
“As crianças, por estarem em ambiente de grande movimento, podem se agitar, correr, cair ou até ingerir alimentos em excesso. Nosso papel é garantir que esses episódios sejam acompanhados de perto para evitar complicações”, destacou Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa.

🤠 Saúde na Expofeira
A estrutura de saúde da Expofeira conta com dois postos fixos abastecidos, equipes de prontidão e assistência farmacêutica. As unidades têm ainda, à disposição, intérpretes de Libras e apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), garantindo cobertura completa em todos os dias do evento.
Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.

A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!